Geral

INFLUENCIAR

Gordo Fitness

Créditos: Caroline Garske
- Arquivo Pessoal

Conhecido no Instagram como o Gordo Fitness, Alex Fábio Kemmerich (27) é influenciador digital das duas coisas que mais o definem: dieta e comida boa. Natural de Lajeado e morador do Centro da cidade, o Gordo Fitness é reconhecido por onde passa pela forma descontraída de contar sobre sua rotina na rede social Instagram, na qual tem mais de 80 mil seguidores.

O Informativo do Vale: Como seu perfil no Instagram começou a fazer sucesso?
Gordo Fitness: Começou em 20 de junho de 2016. Eu sempre fui gordinho e fui aumentando até chegar nos 147kg, que foi meu auge. E fazendo dieta e exercícios eu emagreci 50kg. Comecei a namorar e a engordar de novo, e em quatro meses eu já estava com 129kg e não conseguia mais perder peso. Foi como começar do zero. O Instagram, naquele tempo, não tinha duas ou mais opções de conta, então eu não queria ter dois celulares para ter uma conta parelha com a minha particular. Quando eu descobri que o Instagram tinha liberado mais contas automaticamente, o nome Gordo Fitness já estava muito evidente. Gordo porque eu estava gordo e Fitness porque eu tinha uma relação com o exercício físico e a dieta. Foi indo e crescendo tão naturalmente que chegou onde chegou.


O Informativo: Hoje, de que forma você influencia seus seguidores?
Gordo Fitness: É engraçado, porque eu influencio pelos dois lados. Tanto o fitness, quanto o de comida. Por exemplo, tem gente que começou a fazer academia depois que me viu acordando cedo e começou a acordar cedo para fazer caminhada. E tem pessoas que dizem 'ah, eu seguia uma dieta muito rigorosa, ficava com medo de comer pizza, etc, e agora vendo teu perfil eu vejo que eu consigo comer e voltar para a dieta, para os exercícios.'


O Informativo: O que é influenciar?
Gordo Fitness: Tem a questão de trabalhos e tem a questão de rotinas, de exercícios, de não desistir, de começar de novo. Eu não esperava causar isso nas pessoas e, de certa forma, as pessoas se identificam porque a grande maioria gosta de comer e acaba engordando. É bacana que tem esse tipo de influência e de as pessoas se identificarem comigo. Então eu influencio por uma coisa que eu sou, por uma coisa que eu faço, não é forçado.


O Informativo: Como ocorrem as parcerias com empresas?
Gordo Fitness: Eu tenho trabalhos pagos, a grande maioria deles eu já tinha vínculo com a marca. Fica mais fácil quando tu já tens um feeling com a marca. Tem os recebidos, mas é aquela coisa que não tenho a obrigação de falar sobre a qualidade do produto. Tem coisas que eu acho interessante vincular nos stories porque mostra minha rotina. No feed normalmente é pago. Eu vi uma necessidade de que as pessoas vissem como um trabalho. Grandes empresas já têm essa visão maior de abrir espaço para o influenciador. Há empresas que ainda não têm.


O Informativo: Quando essas empresas começaram a notar que você estava crescendo e resolveram investir no seu trabalho?
Gordo Fitness: Algumas eu já mencionava a marca, já tinha um vínculo. Então elas viram que eu tenho vários seguidores, que essas pessoas gostam das publicações, comentam. As empresas acharam interessante a forma que eu me comunico com elas. Não é aquela coisa robotizada, então fica mais fácil eu falar sobre a marca, porque eu já tenho a marca inserida no perfil.


O Informativo: O perfil no Instagram ajuda na renda?
Gordo Fitness: Sim. Consigo ter uma renda extra. Eu tento guardar o máximo que eu consigo, porque é um dinheiro que é relativo. Algumas parcerias são de três, seis meses, um ano. Então não dá para ficar fazendo uma conta que eu não sei até quando vai durar essa parceria. Eu tento economizar o máximo porque eu penso em comprar um apartamento.


O Informativo: As pessoas te reconhecem na rua?
Gordo Fitness: Eu não comecei crescendo aqui. Lajeado é a segunda cidade que mais me segue, a primeira é São Paulo, se for comparado em questão de habitação, terceira é Rio de Janeiro, quarta é Porto Alegre. É muito engraçado isso das pessoas me verem e gritarem. Elas me veem como um famoso. Essa semana eu estava saindo da Univates, fui correr, entrou um carro e a menina começou a gritar. Já fui para São Paulo e as pessoas me reconheceram lá. Eu acho muito legal, as pessoas me dão muito carinho, gostam muito de mim.


O Informativo: Qual tua rotina de exercícios?
Gordo Fitness: Exercícios é de segunda a sábado, às vezes, domingo. Todos os dias de manhã, praticamente todas as noites. Sábado de manhã e às vezes de noite. Como apareceu mais trabalhos com comida, meu esforço tem que ser maior, se não vou aumentar muito drasticamente. Caminho de manhã, faço musculação três vezes por semana (quando eu não mato) e de noite, às vezes, faço circuito funcional, corrida. É uma rotina bem puxada. Eu gosto, não que eu sinta prazer em fazer exercício físico, mas eu não imagino acordar, ir para o trabalho, sair do trabalho e ir para casa. Eu era assim antigamente e enraizou em mim essa maneira de estar sempre fazendo alguma coisa. Claro, tem vezes que se eu pudessem não iria, não vou, mas num contexto geral eu gosto.

 

Comments

SEE ALSO ...