Geral

Inverno chega, e doações continuam

A Defesa Civil do Estado lançou a Campanha do Agasalho 2012. Em Lajeado, quatro pontos recebem roupas


Vale do Taquari - O inverno chegou ontem, às 20h09min. O que ainda não chegou foi agasalho para centenas de famílias carentes na região, que aguardam por doações. A Defesa Civil do Estado anunciou, na semana passada, a abertura da Campanha do Agasalho 2012. Em Lajeado, quatro pontos arrecadam roupas, cobertas e sapatos. Outros municípios do Vale mantêm iniciativas próprias.
Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil regional, Dilamar Gamalho, a unidade atende 60 municípios atualmente. "As arrecadações são feitas em cada uma das cidades. Caso alguma família que necessite não receba, procuramos a central de distribuição em Porto Alegre e pegamos os donativos de lá", explica.
A entrega em Lajeado pode ser feita no Corpo de Bombeiros, no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e na Igreja Batista, na Rua 17 de dezembro, 107. Além das entidades, apoiam a ação a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Parceiros Voluntários e Sesc.

Doações
Lajeado
A Rede de Supermercados Imec realiza a campanha Não Seja Frio. Doe Seu Agasalho no Imec. A ideia é arrecadar agasalhos, cobertores e calçados nas lojas da região. Cada estabelecimento dispõe de caixa-padrão para coleta do material. A cada caixa de roupas coletada, o Imec doa 30 quilos de cereais, entre farinha, arroz e feijão, para entidades escolhidas pelos próprios gerentes das lojas.
Segundo o diretor-presidente, Cesar Adriano Antoniazzi, com essa iniciativa o Imec auxilia as entidades carentes que recebem, além dos agasalhos doados pela comunidade, itens básicos para as refeições das pessoas assistidas. O Supermercado Rissul, no UnicShopping, também disponibiliza caixas coletoras para as peças. Já a Secretaria da Assistência Social de Lajeado está arrecadando roupas exclusivamente de inverno, principalmente para crianças.
Enquanto municípios e empresas mantêm suas campanhas, outros já entregam os donativos. De ontem a hoje, a Unopar Lajeado doa centenas de agasalhos a duas instituições lajeadenses - a Trezentos de Gideon, que apoia crianças carentes de 0 a 18 anos, e o Lar São Francisco, que acolhe moradores de rua. As doações dos agasalhos foram feitas pelos alunos e funcionários, em maio e junho.
Já a Sulvias realiza a 14ª edição da Campanha do Agasalho. Com o tema "Unidos contra o frio", os funcionários das 14 praças de pedágio do Rio Grande do Sul foram divididos em equipes e assim participam de tarefas em que a ordem é doar roupas para o frio. O resultado será aquecer neste inverno crianças e adultos de entidades carentes. A campanha do agasalho da Sulvias envolve uma grande estrutura e mexe com todo o quadro de colaboradores, sendo que é possível obter, em média, 50 mil peças por edição.

Boqueirão do Leão
A campanha do agasalho distribuiu 9,5 mil peças entre roupas, calçados e cobertores a 458 famílias. A União Leo-Boqueirense de Clubes de Mães e todos os clubes associados auxiliaram nessa tarefa. A campanha é organizada pelo Grupo Assistencial de Boqueirão do Leão e tem o apoio da prefeitura, entidades como a Pastoral da Criança e a Comunidade São João Batista, e voluntários. Os pontos de coleta espalhados no Hospital Dr. Anuar Elias Aesse, prefeitura e Center Plus Informática continuam arrecadando doações.

Muçum
A Assistência Social realiza o recolhimento e doação de roupas das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Arroio do Meio
O município encerra amanhã a campanha Seja Solidário, Doe Um Bom Agasalho. A distribuição ocorre nos dias 28, 29 e 30, no salão da Comunidade Luterana São Paulo. Os pontos de coleta de doações credenciados estão identificados com caixas e cartazes da campanha. São eles: prefeitura; Subprefeitura de Forqueta; Secretaria de Educação e Cultura; escolas municipais e infantis; Posto de Saúde Central, Posto de Saúde de Palmas e ESFs Navegantes, Bela Vista e Aimoré; agências bancárias; Hospital São José; Casa Canônica; Papelaria Papiros; Supermercado Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); Mercado Três Guris; Mercado da Baixinha; Mercado Rocha; Mercado do Gordo; Farmácia Bela Vista e Empresas Bremil, Minuano, Dália e Curtume Aimoré.

Cruzeiro do Sul
A Secretaria de Habitação e Assistência Social informa que realiza, nos dias 17, 18 e 31 de julho, a Feira de Roupas Usadas. A iniciativa ocorre também em agosto, nos dias 1º, 28 e 29. Pede-se aos interessados que levem sacolas para carregar as doações.

Teutônia
Na cidade, a campanha Roupa Boa, A Gente Doa arrecada os donativos até julho. Quem quiser, pode fazer a doação na capatazia, Correios e Cras, todos em Canabarro; Assistência Social no Centro Administrativo e Capatazia Bairro Teutônia. Mais informações pelo 3762-2579.

Bruna Lovato
[email protected]

Comentários

VEJA TAMBÉM...