Geral

IPE de Encantado tem média de 20 atendimentos diários

Regional retoma serviços no Centro Administrativo Municipal, após cinco anos suspensos

Créditos: Carolina Schmidt
CHEFIA: Tiago Fontana coordena a unidade do IPE de Encantado - Lidiane Mallmann

Encantado - As primeiras duas semanas de funcionamento do Instituto de Previdência do Estado do RS (IPE) registraram cerca de 20 atendimentos diários em Encantado. No último dia 4, o órgão retomou os serviços após cinco anos suspensos. 

Para viabilizar a reabertura, o prefeito, Adroaldo Conzatti cedeu servidor público e o espaço físico. O escritório fica no Centro Administrativo Municipal, na sala onde são oferecidos os serviços da Junta Militar e do Sine. Até então, os conveniados buscavam orientações em Lajeado.

A coordenação é do servidor Tiago Fontana. "Tivemos bastante trabalho na primeira semana, mas sem transtornos. Acredito que a demanda irá aumentar, pois o serviço estava sem funcionamento desde 2013." Além de atender Encantado, a regional do IPE abrange Muçum, Roca Sales, Relvado, Nova Bréscia e Doutor Ricardo.
As portas estão abertas ao público de segunda a sexta-feira das 8h até as 11h30min e das 13h até as 16h. Até o momento, Fontana observa que a maior procura é pela área de Cardiologia. "Temos profissionais de várias especialidades que atendem no município."

Tratativas para retomar o serviço
O movimento para o retorno da unidade do IPE a Encantado foi liderado pela vereadora Andresa Cristina de Souza (MDB), popularmente conhecida como "Yê". As tratativas começaram em fevereiro de 2017, com reuniões na diretoria estadual do órgão, em Porto Alegre. "Era um pedido de muitas pessoas da nossa comunidade. O retorno do serviço para o município facilita, pois tínhamos que nos deslocar para Lajeado. Estou muito feliz que tenha dado certo. Não foi fácil, mas conseguimos alcançar o objetivo."

Os serviços foram interrompidos em Encantado em 2013, por falta de servidor público para atender a população. "Na época, a prefeitura não cedeu um concursado para exercer a função. Para o cargo, é necessário alguém que tenha prestado concurso e não titular de cargo de confiança."

Andresa destaca ainda que cerca de 2,2 mil são conveniados ao IPE da regional de Encantado. Da demanda total, 700 são servidores públicos e o restante, aposentados, e dependentes, entre outros.

Serviços realizados
Atendimento ao público em geral, renovação e concessão de pensão, Plano de Assistência Complementar (PAC), cadastro de funcionários novos do Estado no plano de saúde, solicitação de carteirinha, inclusão de dependentes, renovação de dependentes estudantes, pedido para reembolso de anestesia, autorização para procedimento em consultório, emissão de documentos para pagamento e emissão de contracheque para pensionista.

Médicos que atendem por meio do IPE em Encantado
Cardiologia - André Luiz Peretti e Antônio Volmar Benato
Cirurgia geral - Álvaro Augusto Rosa de Noronha, Clóvis Luiz Balbinott, Diego Baldissera e Fernando Luís Gugel
Cirurgia plástica - José Júlio Koboldt Guimarães Neto
Cirurgia vascular - Marcelo Lopes
Clínica médica - Clóvis Luiz Balbinott
Coloproctologia - Geraldo Luiz Balbinot
Ginecologia - Marcelo Bergamaschi
Ginecologia e obstetrícia - Angela Nichel e Caroline Chiarelli

Comments

SEE ALSO ...