Geral

Lajeado age em prol da cultura

Conferência Extraordinária Municipal de Cultura de Lajeado traça futuro dos investimento em cultura no município


- Guilherme Rossini

LAJEADO - Na noite de ontem, ao som do grupo Harpas de Lajeado, o Salão de Eventos da Prefeitura sediou a Conferência Extraordinária Municipal de Cultura de Lajeado. Com o objetivo principal de apresentar e discutir alterações na intenção de implantar o Sistema Municipal de Cultura (SMC), a partir das diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o evento recebeu autoridades municipais, entidades culturais e artistas do município.
O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, frisa que, a partir da proposta apresentada na noite de hoje, atores e profissionais da cultura em geral possam ter papel no crescimento e construção cultural em Lajeado. "Nosso objetivo é que, a partir da conferência, possamos contar com uma maior participação de todos os setores da cultura, e com isto buscar um fortalecimento cultural como um todo", enfatiza.
As atualizações do Plano Municipal de Cultura (2016-2026) apresentadas na Conferência Extraordinária, são fundamentais para as mudanças necessárias para a adequação, explica a Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Cecília Togni. "Estamos trabalhando há algum tempo, para evoluir com essas alterações, que tem a intenção de alinhar o SMC ao SNC. Como queremos encaminhar para a Câmara de Vereadores para serem votadas essas adequações, se fez necessária a Conferência Extraordinária Municipal de Cultura de Lajeado, para apresentação as entidades culturais de Lajeado", diz.
Na noite de hoje, a partir das 18h, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, será discutida a atualização do Plano Municipal de Cultura, que tem a finalidade de organizar e nortear as ações da secretaria.

Case de sucesso

O Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, Cristian Bernich, esteve presente no evento, apresentando o Case Cultural do Município da Serra Gaúcha. Segundo as autoridades responsáveis pela Conferência Extraordinária Municipal de Cultura de Lajeado, o projeto, idealização e aplicação em Bento Gonçalves serão utilizados como referência para os próximo passos das Diretrizes da Nova Política de Cultura de Lajeado. "Para mim, é uma honra apresentar o trabalho que fizemos. Em nenhum momento imaginamos que, algum dia, utilizariam nossas ideias e tudo o que fizemos como guia", enfatiza Bernich.
Citando que entre os principais objetivos do Sistema Municipal de Cultura são a popularização e descentralização cultural, os representantes do Conselho Municipal de Cultura ouviram o Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves ressaltar a importância da organização e do investimento em cultura. "Temos muitos eventos no município, porém, além disso, temos muitos artistas que puderam crescer e mostrar seu trabalho a partir do nosso trabalho e organização, onde, o Fundo Municipal de Cultura serve somente para o investimento em artistas, não em estrutura", diz. Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Cecília Togni, a partir da discussão dessas ideias, será possível a criação do Fundo Municipal de Cultura. "A ideia é criar uma identidade cultural para Lajeado, e que, a partir disso, exista um maior número de possibilidades para investimento em diversas áreas da cultura e em artistas locais", explica.

Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Cecília Togni fala da importância da Conferência

Comments

SEE ALSO ...