Geral

Lajeado limpa ruas e algumas famílias voltam para casa depois das cheias

Créditos: Luísa Schardong

Vale do Taquari - Lajeado começou neste sábado a limpeza das ruas e dos espaços públicos que foram tomados pela cheia do Rio Taquari no início da semana, a segunda deste ano.

Segundo a Defesa Civil, ainda são 46 famílias no Centro Esportivo Municipal, no Bairro São Cristóvão. Duas voltaram para casa no início da manhã deste sábado (10), mas duas foram trazidas para o local depois que a sede da Associação dos Moradores do Bairro Montanha esvaziou.

"Dos desabrigados na Associação, restaram apenas estas duas famílias. Para não manter equipes em dois pontos, decidimos concentrar em um local", explica Heitor Hoppe, coordenador da Defesa Civil de Lajeado.




Caminhões estão de prontidão para ajudar na volta para casa. "Não temos mais nenhum ponto de alagamento em Lajeado. O que acontece é que essas pessoas ainda não conseguiram limpar suas residências, então continuam no abrigo. A maior parte volta no domingo, já que o sol está colaborando."

O alerta fica para um desbarrancamento no acesso ao Porto dos Bruder. A área está isolada e não há previsão de liberação. As demais ruas já estão desbloqueadas.

Doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene pessoal podem ser feitas no Parque do Imigrante, na sede da Defesa Civil. Informações pelo número 3982-1150.


Outros municípios
Em Colinas, os Bombeiros Voluntários finalizaram a lavagem da pista e calçada do principal acesso ao município. Já na sexta-feira (9), por volta das 21h as ruas alagadas estavam sendo liberados. Os Bombeiros alertam os motoristas, pedindo atenção por causa dos buracos que surgiram nesses locais depois dos alagamentos.



Foto: Bombeiros Imicol


Em Bom Retiro do Sul, a situação também está normalizada. Não há mais pontos de bloqueio na RS-129 nem em no acesso via interior que leva a Arroio do Ouro, em Estrela.

Estrela realocará as famílias desabrigadas na segunda-feira. Ainda são 12 no ginásio da Escola Odilo Afonso Thomé.

Comments

SEE ALSO ...