Geral

Mais de 190 alunos se formam no Proerd

Evento de certificação ocorreu ontem à noite, no Ginásio da Escola Vidal de Negreiros, Bairro Cristo Rei


- Caroline Garske

ESTRELA | Na noite de ontem, 198 alunos de seis escolas de Estrela se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento ocorreu no Ginásio da Escola Vidal de Negreiros, no Bairro Cristo Rei. As crianças prometeram, em juramento, resistir às drogas e à violência.

Os formandos são alunos de nove turmas de 5º ano das escolas Leo Joas, Moinhos, Vidal de Negreiros, Ruth Markus, 20 de Maio e Nicolau Mussnich. Eles receberam o certificado de conclusão das aulas e os que se destacaram nas atividades receberam medalhas e kits escolares.

A premiação de melhor redação, momento mais aguardado da noite, brindou Éric Molina Schmidt (10), que contou uma história familiar, emocionando a todos. O menino recebeu uma bicicleta, doada pelo Rotary Clube de Estrela. Conforme a vice-presidente da entidade, Vera Lúcia da Silveira, a parceria do Rotary com a Brigada Militar existe há mais de dez anos. "A gente doa duas bicicletas por ano, uma a cada semestre, para premiar a melhor redação desse importante programa", destaca Vera Lúcia.

A soldado Gabrieli Rubim, uma das instrutoras do Proerd, destaca a importância do programa para os jovens estrelenses. "É um programa que traz a possibilidade dos jovens realizarem escolhas boas e responsáveis, porque muitas vezes as escolas estão localizadas em zonas de risco, em bairros onde há muita oferta de droga e a criminalidade em índices mais altos." Ela reitera que o programa não trata apenas de questões relacionadas às drogas. "Levamos outros tópicos, como bullying, como ser mais confiante, como lidar com a comunicação e como se tornar um adulto responsável", explica.

O chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, destaca a importância e a eficiência do Proerd na prevenção ao uso das drogas. "É um problema social, de saúde pública e também um problema sério de criminalidade", lamenta o comandante, completando que a parte positiva é o exemplo da formatura em Estrela. "Tínhamos uma meta para o 40º Batalhão de Estrela no primeiro semestre deste ano e nossos instrutores dobraram essa meta", conclui, parabenizando os instrutores.

 

O autor da melhor redação, Éric Molina Schmidt , foi premiado com bicicleta doada pelo Rotary. (Foto: Caroline Garske)

Comments

SEE ALSO ...