Geral

Mais de 300 produtores rurais são atendidos com fechamento de silos

Período de ensilagem é de dezembro a abril. Até agora, cem agricultores foram beneficiados

Créditos: Redação
ECONOMIA: produtores recebem trabalho da Prefeitura e não têm a despesa de hora máquina - divulgação

Imigrante - Dezembro a abril é o período em que produtores rurais efetuam a ensilagem, que consiste na conservação de forragens em silos. O município de Imigrante oferece aos produtores o serviço de fechamento de silos. No município são plantados mais de mil hectares de milho, por cerca de 300 produtores, que são destinados principalmente à produção de silagem. Em 2018, foram 400 pedidos e 448 montes fechados. Neste ano, até então, a Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico já contabilizou mais de cem solicitações.


Segundo a técnica em Agropecuária da Emater-RS/Ascar de Imigrante, o processo de armazenar a forragem no silo garante que a perda nutricional seja pequena e permite que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo."A silagem é um alimento com altos teores de energia e elevados níveis de matéria seca, a qual está à disposição do produtor para incrementar a produtividade dos rebanhos leiteiros, principalmente em períodos de pouca oferta de forragem", explica ela.


Os produtores Elói e Fabiana Prediger, além de outras atividades, trabalham com produção de leite. Ela explica que fazem a quantidade de silagem para alimentar o gado durante o ano inteiro. Para não estragar, precisa estar bem acondicionada. "Se o fechamento não fosse feito pela Prefeitura, teríamos que contratar serviço de máquina, o que seria mais um custo", ressalta ela.


O Secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Guinter Hart, destaca que a silagem é um alimento que se bem conservado, fica disponível o ano inteiro, mas ao mesmo tempo, tem um custo alto de produção. "A silagem é um alimento nutritivo e que traz praticidade, principalmente nos meses de inverno. Apesar disso, há um alto custo de produção, desde o plantio até a ensilagem, por isso o município busca formas de auxiliar, uma delas é o fechamento dos silos, deixando de gerar mais uma despesa ao produtor", ressalta Hart.


Incentivos

Ao longo do ano, o município possui os Pacotes Agrícolas e o Programa Troca-Troca que auxiliam o produtor na aquisição de lona, sementes, e fertilizantes e serviços de máquinas agrícolas, que subsidiam os produtores também na produção de silagem.


Para solicitar o serviço de fechamento de silos, o produtor deve entrar em contato com a Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana pelo telefone (51) 3754-1092, em horário de expediente. Para melhor organização e atendimento dos produtores, a solicitação deve ser feita com um dia de antecedência.

Comments

SEE ALSO ...