Geral

Mais de 6 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de ensino

Ano letivo iniciou ontem nas 18 Emefs e cenário é de animação entre os estudantes

Créditos: Ana Caroline Kautzmann
ESCOLA: professora Teresinha Godoy realizando as primeiras atividades com a turma de 6º ano da Emef Nova Viena - Lidiane Mallmann

Lajeado - Mochilas coloridas, reencontro entre colegas e animação de sobra nas primeiras atividades. Esse foi o cenário na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Viena durante o dia de ontem. Voltando à rotina de estudos, cerca de 6 mil alunos retornaram às aulas na rede municipal de Lajeado, dentre eles, Naiara Gauer Machado e Leonardo Lanius Borger, estudantes do 6º ano, que já realizavam atentamente a primeira atividade prática do ano.

Leonardo tem 11 anos e já sabe responder a tão famosa pergunta: o que você quer ser quando crescer? Para ele, ser youtuber está nos planos para o futuro. Sentado com outros três colegas, ele estava feliz em reencontrar os amigos e falou sobre a carreira. "Já gravo alguns vídeos, mas ainda não tenho um canal, porém pretendo criar logo", conta. Sobre as expectativas para o novo ano de estudos, Leonardo afirma: "Espero que seja legal."

ESTUDANTE: Leonardo Lanius Borger quer ser youtuber


Naiara (10) pretende ser veterinária e reconhece que, além do ano que tem pela frente, ainda serão muitos até atuar cuidando dos animais. "Serão sete anos na faculdade, mais um monte aqui, falta bastante, mas escolhi essa profissão porque gosto bastante de animais, tenho quatro em casa e meu pai tem cavalos também", afirma.

ALUNA: Naiara Gauer Machado pretende ser veterinária

Mesmo sem saber o motivo, os alunos confeccionavam uma borboleta de papel durante a aula, que futuramente será usada pela professora de Geografia para discutir o tema gerador da escola, "Somos quem escolhemos ser". "Esse tema trata sobre as transformações, das mudanças e escolhas, tem tudo a ver com que o trazemos de proposta para a escola" afirma a diretora, Elisângela Zanatta.

Na escola são 435 alunos que passarão o primeiro mês se adaptando às novidades. "Para eles, é um impacto, muitos vêm das creches para escolas maiores, então no primeiro mês é mais uma sondagem, adaptação e retomada, para que possamos situar o aluno", explica a diretora.

Municipais

No município, são 47 instituições educacionais, sendo 23 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), que retornaram às aulas no dia 5 de fevereiro, 18 Emefs e seis Projetos Vida, que retornaram ontem às atividades, com cerca de 6 mil alunos matriculados.

De acordo com a secretária de Educação, Vera Lucia Plein, o número de estudantes pode aumentar. "Esses dados ainda sofrerão alterações, já que os pais ainda podem matricular os filhos nas escolas" explica. Mais informações sobre matrículas e transferências podem ser conseguidas diretamente nas escolas ou na Secretaria de Educação, pelo (51) 3982-1232.

Reformas

Durante as férias, 17 escolas do município receberam melhorias estruturais. Entre os principais reparos estiveram reformas em cozinha, troca de toldo, novas salas de aula, reparo de muros, troca de janelas e drenagem. "São reparos que ou não podiam ser feitos durante o ano ou a licitação ainda não havia sido encaminhada, então foram feitas no período de recesso. Mas durante o ano letivo também mantemos um planejamento das prioridades que temos", explica Vera.

Capacitação como objetivo
 
Para atender todos os alunos são cerca de 1,2 mil profissionais da educação. Para a secretária, capacitar os professores está entre os objetivos do ano. "Estamos investindo muito na capacitação dos profissionais da educação, tanto que na abertura deste ano letivo já tivemos uma palestra sobre neurociência e aprendizagem", conta.

Segundo ela, a meta do ano é educar, aprender e evoluir, trabalhando com motivação. "Nós queremos trabalhar muito a capacitação, tanto das equipes diretivas, como dos profissionais, para que a gente possa evoluir a aprendizagem dessas crianças e ter um retorno ainda melhor. A qualidade da educação de Lajeado é muito boa, mas a gente tem condições de melhorar ainda mais."

Início nas estaduais
 
Ainda nesta semana iniciaram as aulas em algumas escolas estaduais do município. Ontem, a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio voltou às aulas. Na quarta-feira é a vez da EEEF Otília Correa de Lima e na segunda-feira, dia 26, as EEEFs Fernandes Vieira, Irmã Branca, Manuel Bandeira, Moisés Cândido Veloso, Pedro Scherer e São João Bosco voltam às atividades. Ainda no mesmo dia, as séries iniciais da EEEF Carlos Fett Filho também retornam às salas de aula.

Nas escolas que tiveram greve durante o ano passado, as datas variam. No dia 12 de março, o Colégio Estadual Castelo Branco volta às suas atividades. No dia 14 de março, as séries finais da EEEF Carlos Fett Filho retornam. Por último, no dia 15, as aulas se iniciam na EEEB Érico Veríssimo.

Confira como foi a aula na EMEF Nova Viena:

Comments

SEE ALSO ...