Geral

Memória da comunicação em livro

Obra sobre três comunicadores da região será lançada no ano que vem

Créditos: Fernanda Mallmann, Gigliola Casagrande
- reprodução

Lajeado - Os meios de comunicação registram, dia a dia, a história das suas comunidades. São guardiães do tempo e dos fatos. Nada mais justo que terem seu legado perpetuado também. O Vale do Taquari terá esse resgate preservado no livro Conexões, que irá abordar a biografia dos grandes comunicadores da história de Lajeado e da região, mas também dos veículos de comunicação mais antigos e relevantes, assim como as conquistas e marcos históricos.

Conexões vai contar a história do fundador de O Informativo do Vale, Oswaldo Carlos van Leeuwen; Plínio Saraiva, do Jornal O Taquaryense, e Lauro Mathias Müller, do Grupo Independente. "São pessoas que tiveram suas vidas dedicadas à comunicação e contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento regional, a partir dos seus veículos", destaca a produtora cultural e de eventos Ana Lúcia da Silva, responsável pela captação de patrocinadores pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) para a execução do livro.

Sobre Oswaldo Carlos van Leeuwen, Ana Lúcia reforça o homem de visão, que sempre primou pela ética profissional e bom senso, aberto a escutar os dois lados da história. "Ele começou sua trajetória profissional no rádio, passando para o jornal, pela televisão e agora pela internet. Sempre batalhando para trazer ao Vale do Taquari o que estivesse ao seu alcance para contribuir com o crescimento regional. Óbvio que uma pessoa, sozinha, não consegue realizar tudo o que o seu Oswaldo realizou. Mas esta é mais uma das suas qualidades: sempre soube cercar-se de pessoas sintonizadas com os seus propósitos de progresso e de união", enfatiza a produtora.

Homens à frente do seu tempo

Homenagear Oswaldo Carlos van Leeuwen, Plínio Saraiva, e Lauro Mathias Müller num livro, na opinião da produtora cultural e de eventos Ana Lúcia da Silva, é contar a história de homens que ajudaram a desenvolver suas comunidades, dando voz a elas. "São ícones da comunicação escrita e falada. Pessoas à frente do seu tempo, que não se deixaram vencer por dificuldades ou obstáculos que surgiram nas suas caminhadas", observa.

Para o jornalista e editor Charles Tonet, que será responsável por escrever o livro Conexões, a expectativa é valorizar pessoas e resgatar a memória de um setor esquecido no sentido de preservação da história, como é o da comunicação, que hoje, paradoxalmente, é aquele que conta as histórias do nosso cotidiano. "O olhar que vamos ter é sobre como esses empreendedores da comunicação puderam desbravar e superar os obstáculos para fazer com que a informação chegasse à comunidade, além de uma leitura histórica desses veículos e sua importância para o desenvolvimento social", explica Tonet.

Legado de um empreendedor

O fundador do jornal O Informativo do Vale, Oswaldo Carlos van Leeuwen, é um exemplo de empreendedor. Envolveu-se em várias frentes, sempre buscando alavancar a comunicação. Entre os seus feitos, foi gerente da Rádio Alto Taquari de Estrela; gerente da Rádio Independente, de Lajeado; fundador da Serigrafia do Vale, de Arroio do Meio; fundador da Gráfica Bom Retirense, de Bom Retiro do Sul; fundador da Indústria de Chapas Gráficas e Químicos Valeset Ltda; e fundador dos jornais O Informativo do Vale e Riovale, de Santa Cruz do Sul. Criou a Fundação Oswaldo Carlos van Leeu­wen, que por 11 anos manteve o canal 45 da TV Educativa. É diretor-presidente da Rede Vale de Comunicação Ltda, que já foi proprietária dos jornais Nova Geração (Estrela), O Informativo de Teutônia (Teutônia), O Informativo de Arroio do Meio (Arroio do Meio) e do canal 20 da NET com a TV Informativo.

Lançamento em 2020

O projeto denominado Conexões que será, também, o nome do livro, está na fase de captação de patrocinadores pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Por esta lei, empresas ou pessoas físicas, contribuintes de IR, podem repassar recursos para o projeto, recebendo em contrapartida o crédito fiscal de 100% do valor investido (dentro dos limites da lei). O lançamento da obra ocorre em maio de 2020, prazo de execução aprovado no projeto.

Saiba mais

Um pouco do que Conexões vai abordar

? Imigração alemã
? O Vale do Taquari
? Os primeiros meios de comunicação
? O primeiro jornal e a trajetória da imprensa escrita
? O surgimento do rádio e a evolução das emissoras
? A chegada da TV e a primeira TV Comunitária
? Os empreendedores da comunicação no Vale e como fizeram a sociedade mudar
? A globalização e a chegada da internet revolucionam a mídia tradicional

 

 

Comments

SEE ALSO ...