Geral

Moradores resgatam tradição do Nacht Kerb

Sociedade Recreativa XV de Novembro, de Baureck, organiza baile para dia 19

Créditos: Da redação
Comando: Ludwig preside a entidade faz dois anos - Giovane Weber/FW Comunicação Comunicação

Forquetinha - Assim como antigamente, os moradores da comunidade de Bauereck mantêm a tradição de festejar o baile de Nacht Kerb. Uma festividade trazida pelos primeiros colonizadores da localidade, ainda permanece viva entre as famílias.

Conforme o presidente Mércio Ludwig, anualmente a data é festejada. "Sempre realizamos dois bailes. O primeiro sempre no dia em que relembramos a primeira edição. O segundo é organizado para o dia 19, a base de muita cuca, linguiça, bebida gelada e música típica", conta.

A Banda Genial anima os festeiros. "O grande destaque é sempre a alegria, a união e a certeza de que esta tradição será mantida por várias gerações com apoio de todos", destaca.

O lucro do evento será aplicado em melhorias na infraestrutura da entidade. Recentemente foi realizada a reforma da cancha de bocha, adquiridas cem cadeiras e feita a instalação do Plano de Prevenção contra Incêndios. São em torno de 30 famílias associadas. "Investimos acima de R$ 10mil em obras. O valor é oriundo das promoções", explica. 

"A pista era de tábuas"

O casal Pedro (75) e Claci Müller (71) participa faz 44 anos dos bailes. Recordam da época em que o salão não possuía pista de dança e esta era improvisada com a colocação de tábuas de pinus. "Existe toda uma organização por parte das famílias para comemorar as datas. Para nós é como se fosse feriado", conta Pedro.

Claci destaca a boa gastronomia, com destaque para a cuca e linguiça. "Há anos que a gente não dança mais por problemas de saúde, mas aqui, a gente sempre abre uma exceção", comenta.

Saiba Mais

O quê - Nacht Kerb
Quando - Dia 19
Animação - Banda Genial
Início às 23h - ingresso único de R$ 5

Comments

SEE ALSO ...