Geral

Muçum revela jardim mais bonito na próxima semana

Depois da avaliação dos 55 participantes, resultado sai na quarta-feira

Créditos: Da redação
Moradores recebem profissionais para julgamento dos jardins - divulgação

Muçum - A turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Lizeli Bergamaschi, e a sócia-proprietária da floricultura Cia do Jardim de Encantado, Mara da Costa De Bortoli, avaliaram os 55 jardins participantes do concurso Meu Jardim Mais Bonito. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira, na Sociedade Fortes e Livres, com transporte do interior. Na oportunidade, será oferecido um curso de cultivo de orquídeas, coordenado pela Emater/RS-Ascar.

O julgamento teve como critérios a criatividade, ocupação de espaço, organização, além de aspectos como cuidados com o gramado, animais e a coleta correta de dejetos. "Ouvimos relatos positivos em relação ao concurso. Realmente as famílias abraçaram a ideia. Para alguns, é tradição cultivar flores e plantas e manter a beleza dos jardins, para outros, a oportunidade despertou um sentimento que os muçunenses demonstraram ter em relação ao capricho e a qualidade de vida", conta Lizeli.
Para a avaliadora, é importante que esse incentivo perdure e reflita no embelezamento das residências, o que deve tornar Muçum cada vez mais referência no turismo regional. Segundo a titular da pasta de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, a promoção é vista como propulsora do turismo rural e, além disso, busca valorizar os cuidados de moradores interioranos com seus jardins, despertar a consciência ecológica dos participantes e manter vivas tradições antepassadas ao incentivar o plantio de espécies de flores e vegetações antigas. "Esta primeira edição já é vista com sucesso. Esperamos que a organização e o embelezamento se mantenham e sigam despertando a atenção de turistas", confia.

 

Saiba Mais

A realização é da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, em parceria com a Emater, dará aos melhores colocados uma viagem para as Cataratas do Iguaçu com acompanhante e direito a hospedagem com café da manhã; um televisor 32 polegadas; um forno micro-ondas 24 litros; um faqueiro de 24 peças e um ferro de passar.

Comentários

VEJA TAMBÉM...