Geral

Teutônia adere ao Susaf

Agroindústrias devem apresentar documentação para comercializar produtos em todo Estado

Créditos: Da redação
Susaf permite que agroindústrias teutonienses comercializarem produtos de origem animal para todo o Estado - Edson Luis Schaeffer/divulgação

Teutônia - Publicada na semana passada, a Portaria 549/2018 da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação oficializa a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). Na prática, permite às agroindústrias teutonienses a comercialização de produtos para todo o Estado.

Após a regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no ano passado, a Secretaria de Agricultura iniciou as tratativas para que Teutônia aderisse ao Susaf - uma das bandeiras da Administração Municipal. Recentemente, houve auditorias técnicas por parte do Estado e, agora, Teutônia recebeu a autorização para aderir ao serviço.

Segundo o secretário de Agricultura, Gilson Hollmann, a adesão ao Susaf atende ao anseio das próprias agroindústrias teutonienses. "Isto permitirá que as que trabalham com produtos de origem animal possam comercializar em todo o Estado. Isso trará inúmeros reflexos na economia local. Ao mesmo tempo, estamos estimulando aos empreendedores a quererem investir no nosso município."

Para o prefeito Jonatan Brönstrup, a adesão ao Susaf é mais uma conquista que beneficia a população, em especial, a do meio rural. "O setor primário de Teutônia tem sido destaque na região. A adesão ao Susaf vem agregar essa referência, ao mesmo tempo em que estimula os produtores a investirem em suas propriedades com a construção de agroindústrias, o que irá gerar renda e qualidade de vida no campo." O ato de adesão oficial será realizado nos próximos dias, em data e local a ser definidos.

 

Próximos passos

As agroindústrias devem apresentar a documentação, que será remetida à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Dipoa/DDA/Seapi). O órgão fará a inserção do nome do SIM teutoniense no cadastro geral. As agroindústrias aptas a aderir ao sistema receberão um selo do Susaf nas embalagens.

Segundo o SIM de Teutônia, de início quatro agroindústrias poderão ser indicadas, sendo uma de produtos cárneos, um entreposto de mel e duas granjas de ovos (sendo uma de ovos coloniais). O número pode aumentar nos próximos meses, pois alguns empreendimentos estão se regularizando.

 

 

Comments

SEE ALSO ...