Geral

Município e Senac lançam programa de qualificação inédito

Jovens serão beneficiados com capacitações voltadas ao mercado de trabalho

Créditos: Rita de Cássia
PROGRAMA: qualificação profissional beneficiará estudantes - Lidiane Mallmann

Santa Clara do Sul - O município de Santa Clara do Sul em parceria com Senac lançou o Programa de Qualificação Profissional da Juventude - capacitação com formato inédito - com o objetivo de promover o aprimoramento da formação pessoal e profissional para inserção no mercado de trabalho. O evento foi realizado Clube Centro de Reservistas com a presença de pais e estudantes.

As atividades são direcionadas aos alunos do ensino médio, com idades entre 15 e 19 anos. O investimento é de cerca de R$ 32 mil, cerca de R$ 500 por aluno, desenvolvido entre maio a outubro com três turmas de 20 estudantes. Caso o total de 60 vagas não seja completo, o programa será aberto para os oitavos e nonos anos. As inscrições poderão ser feitas a partir de um edital que será lançado em breve. Serão oficinas com dinâmicas para que os participantes conheçam mais o seu perfil e seja possível traçar algumas ações iniciais. A partir disso, o aluno poderá escolher o módulos a seguir. O primeiro deles é focado no autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e pensar na inserção. O segundo, mais focado no trabalho em si. E o último em liderança.

O lançamento do programa contou com palestra da docente da área de gestão do Senac, com formação na área da educação, saúde e gestão, Raquel Cristina Michel e da empresária Betina Ogliari, da Sem Restrição. O tema apresentado abordou o futuro dos jovens. "A ideia é sensibilizar os estudantes de que o mercado de trabalho também é para eles, que podem fazer escolhas e que o trabalho não precisa ser algo pesado, mas sim uma realização de sonhos. Esse encontro também é uma forma de aproximação para mostrar que os medos e receios que eles têm, os adultos também têm. Que existem vários caminhos e que podemos mudar de rumo sim", explica Raquel.

 

Feira do Livro

O município de Santa Clara do Sul também promove esta semana as atividades alusivas à 17ª Feira do Livro. O evento ocorre até amanhã no Clube Centro de Reservistas. Já no dia 27, sábado, as atrações ocorrem no Parque Multiesportivo Odilo Klein. O tema deste ano é "Leitura: dê um clique no saber". A patrona deste ano é a escritora e contadora de histórias Eleonora Medeiros. Residente em Uruguaiana e graduada em Pedagogia, ela atua como professora e realiza contação de histórias pelo interior do Estado. A feira conta com a participação três livrarias - Armazém, Kadernus e Wessel, com a exposição de 17 mil obras.


Com a palavra

"Já existem outras formas de capacitações realizadas pelo Senac no Estado, mas neste formato é o primeira. Buscamos atender todas as expectativas do município com algumas características universais em relação aos jovens e com a preocupação que temos de poder desenvolver a questão da capacitação. Também prepará-los para o mercado de trabalho e desafios que muitas vezes faz parte dessa fase, e fazer com que comecem a ter um olhar voltado ao futuro. Capacitá-los para que aprendam a lidar com os desafios que vem após a formação escolar e definir uma carreia, sabendo que hoje em dia elas são mutáveis e necessitam de renovação. Será um espaço de escolha, não é uma imposição.
Diretora do Senac, Etiene Azambuja

"A ideia dessa capacitação surgiu a partir do Conselho Municipal da Juventude - criado há dois anos no município para fiscalizar e normatizar as atividades da juventude - com a preocupação de qualificar o jovem para inseri-lo no mercado de trabalho. Esperamos que futuramente possamos, inclusive, abrir mais turmas.
Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Cátia Kolling

"Essa parceria com o Senac voltada ao desenvolvimento de capacitação e qualificação dos jovens não é um evento isolado, faz parte de uma estrutura maior que integra uma série de ações promovidas pelo município. Temos feito isso em todas as áreas dentro do projeto Santa Clara Tem Valor. Sabemos que as capacitações que serviram para nos trazer até aqui não servirão daqui pra frente. O mundo muda numa velocidade enorme, e temos que nos precaver para garantir o presente, porque o futuro já chegou. Essa juventude que vai chegar logo ao mercado de trabalho precisa desenvolver suas competências."
Prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch

"O programa foi pensado para colocar mais ferramentas nas mãos dos jovens e prepará-los, pois não se sabe o que virá nos próximos anos, em especial na questão da tecnologia. Não sabemos quais os empregos que ainda irão existir. De qualquer forma a qualificação será fundamental. A nossa ideia é que os estudantes tenham uma possibilidade a mais de inserção e de maneira qualificada. Que possam inserir-se também no governo municipal e ter voz para opinar."
Secretário Municipal de Educação, Mauro Heinen

 



 

Comments

SEE ALSO ...