Geral

Municípios passarão por auditoria para aderir ao Sisbi

Secretaria Estadual da Agricultura visita Arroio do Meio, Santa Clara do Sul e Putinga na próxima semana para verificar serviços de inspeção

Créditos: Julian Kober
Consisa: representantes do Vale visitam Secretaria Estadual da Agricultura - divulgação

Lajeado - O Departamento de Inspeção Sanitária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (DIS/Consisa VRT) deu um passo importante para os municípios consorciados obterem o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que permite a comercialização de produtos em todo o território nacional. Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação estarão no Vale do Taquari na próxima segunda-feira para começar as auditorias necessárias para a obtenção do Sisbi. Além de visitar o DIS, a equipe vai verificar os trabalhos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Arroio do Meio, Santa Clara do Sul e Putinga e avaliar a operação em estabelecimentos comerciais das três cidades. Conforme o coordenador do DIS, o médico veterinário Adriano Becker, o prazo para a auditoria já havia sido encerrado, pois o consórcio havia encaminhado a documentação em setembro. "Eles teriam 60 dias para realizar o processo. No entanto, havia passado quase três meses e não tínhamos recebido uma resposta", afirma.

Becker e o presidente em exercício do Consórcio, prefeito de Arroio do Meio Klaus Schnack, reuniram-se na semana passada com o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, em Porto Alegre, para garantir que a auditoria orientativa fosse realizada ainda neste ano. "Foi uma forma de sensibilizar o secretário e convencê-lo da importância da auditoria ser realizada ainda em 2018", explica o coordenador do DIS. Dias depois, o consórcio recebeu um e-mail da pasta comunicando que, a partir de segunda-feira, iniciam-se os trabalhos na região, onde poderão ser solicitadas possíveis adequações na legislação e nos serviços de inspeção. Nos dias que antecedem as auditorias, o DIS e os municípios realizam encontros e reu­niões técnicas para que tudo ocorra na normalidade. "Foi uma importante conquista. Nosso corpo técnico está com grande expectativa para esta auditoria. Isto significa muito para o Vale, à medida que teremos municípios e estabelecimentos aptos para vender seus produtos em qualquer canto do país", destaca Becker.

 

Nova direção

Prefeitos dos 17 municípios associados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa-VRT) reuniram-se em assembleia na terça-feira, na sede da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) em Estrela, para eleição para o biênio 2019/2020. O prefeito de Arroio do Meio, Klaaus Werner Schnack, foi eleito presidente, com o de Vespasiano Corrêea, Marcelo Portaluppi, como vice. Compõem a nominata ainda o chefe do Executivo de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild, como secretário-geral; de Muçum, Lourival de Seixas, vice-secretário; de Arvorezinha, Rogério Fellini Fachinetto, tesoureiro; e de Poço das Antas, Ricardo Flack, vice-tesoureiro.

Durante a assembleia, Schnack, presidente em exercício, apresentou um relatório de atividades da atual gestão. Além disso, os prefeitos debateram sobre os percentuais de reposição salarial, diante das dificuldades financeiras que os municípios enfrentam. O prefeito de Arroio do Meio também reforçou a importância do consórcio à região. "Considerando as grandes dificuldades enfrentadas pelos municípios, cada vez mais se torna importante buscar serviços, além da área da saúde, mas de forma organizada, otimizando custos e auxiliando os gestores públicos na sua finalidade que é atender a coletividade", afirma.

Comentários

VEJA TAMBÉM...