Geral

Nova ponte sobre arroio Boa Vista será construída na divisa entre Teutônia e Westfália

Solenidade de assinatura do convênio ocorre terça-feira

Créditos: Da redação
MELHORIA: intenção é aumentar a largura, o comprimento e a altura da ponte - Paloma Driemeyer Valandro/divulgação

Teutônia e Westfália - Na próxima terça-feira (15), a partir das 8h30min, ocorre a solenidade de assinatura do convênio entre as Prefeituras de Teutônia e Westfália para a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, que faz a divisa entre os dois municípios. A iniciativa atende a um antigo pedido dos moradores de Linha Frank, em Westfália, e do Bairro Boa Vista, em Teutônia. O ato de assinatura ocorre junto à ponte e reunirá autoridades e comunidade.

O convênio, que prevê as obrigações de cada município, tem como objetivo a conjugação de esforços visando a construção da nova ponte sobre o arroio Boa Vista, compreendendo a elaboração de projeto completo de engenharia e de seu respectivo projeto de licenciamento ambiental, bem como a contratação de empreiteira para execução das obras. A celebração de convênio entre as duas prefeituras foi aprovada pelo poder legislativo de ambas cidades no final de 2018.

Em 21 de agosto, os prefeitos e engenheiros das duas prefeituras estiveram no local, para dar início ao levantamento topográfico e à sondagem do leito e da margem do arroio. Na última terça-feira, o prefeito e a vice-prefeita de Westfália, Otávio Landmeier e Evanete Inez Horst Grave, estiveram em Teutônia, reunidos com o prefeito Jonatan Brönstrup e o vice Valdir Oliveira do Amaral, para definir detalhes da solenidade.

A intenção é aumentar a largura, o comprimento e a altura da ponte. Assim, será evitado o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o arroio transborda. Por mais que os municípios sigam pleiteando recursos federais, a probabilidade de a obra ser executada com recursos próprios é maior. Inclusive, o convênio já irá prever reserva de recursos para a construção da ponte. O objetivo é concluir a obra até o final do mandato, no ano de 2020.

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, lembra que a melhoria é necessária pelas condições de trafegabilidade e de segurança. "A ponte, pelo fluxo de veículos, não oferece mais condições seguras de trafegabilidade. Com a nova, vamos oferecer mais segurança e uma via alternativa entre Teutônia e Westfália. A parceria com a Prefeitura de Westfália é importante, pois unimos nossas forças para atender um pleito de muitos anos e que beneficiará os dois municípios, não somente em mobilidade, mas também economicamente", enaltece.

O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, da mesma forma, considera esta uma obra essencial, tanto para Westfália quanto para Teutônia. "É uma obra de fundamental importância para os dois municípios devido ao trânsito intenso que há naquela região, seja de veículos menores e, principalmente, de caminhões de carga. Por isso, precisamos oferecer maior segurança para os motoristas que passam por este local", frisa.

Comments

SEE ALSO ...