Geral

Paróquia São Cristóvão prepara os 50 anos da Festa dos Motoristas

Tradicional evento vai ter renda revertida para reformas internas da igreja

Créditos: Rita de Cássia
MOTORISTAS: bênção dos veículos será em frente à Univates - Marcio Souza/arquivo O Informativo do Vale

Lajeado - Um dos eventos mais esperados do ano, em especial para quem dirige, completa 50 anos. A Festa dos Motoristas da Paróquia São Cristóvão - edição especial das bodas de ouro - será realizada no próximo dia 22, com a tradicional procissão motorizada e bênção. Na edição do ano passado, ela reuniu em torno de dois mil veículos. Em 2018, a expectativa é ultrapassar este número. Será sorteada uma motocicleta Honda CG 125 Fan, zero-quilômetro, além de outros brindes especiais. Ainda na programação, almoço e reunião dançante, em que a organização pretende servir 1,4 mil pessoas.

Conforme o presidente da paróquia, Altevir Giovanella, para garantir agilidade, a equipe responsável realiza o trabalho de forma dinâmica e com vários bufês. "Esperamos mais uma vez a grande participação da comunidade, motoristas e familiares. A festa deste ano também representa um marco na história pelos seus 50 anos."

Segundo o frei Flávio Guerra, a edição lembrará de forma carinhosa aquelas pessoas que fazem parte da trajetória do evento e da igreja. "Não podemos esquecer quem esteve engajado desde o começo e no decorrer dos anos. É uma tradição de trabalho voluntário e ajuda dos patrocinadores, fundamentais para a realização." Ele explica ainda que a renda desta edição será investida em uma reforma no interior da igreja, para diminuir a luminosidade e o calor. Os convites poderão ser adquiridos na secretaria da paróquia ou com os membros da organização, a partir de amanhã.



A programação vai prestar uma homenagem à Transportadora Giovanella e sua família, que contribuiu com a Festa dos Motoristas desde as primeiras edições. Um veículo da empresa irá conduzir a imagem de São Cristóvão durante a procissão motorizada.

Comunidades

A imagem de São Cristóvão tem peregrinado pelas comunidades que fazem parte da Paróquia São Cristóvão. Durante as visitas, um outro símbolo integra as celebrações: a água, que lembra o batismo e representa a purificação. "As pessoas colocam as mãos na água e tomam consciência desses dois aspectos fundamentais", conta o frei Flávio Guerra. O gesto será repetido na São Cristóvão durante no primeiro dia do Tríduo, na quinta-feira, dia 19.

Saiba mais

Programação

6h - alvorada festiva
6h30min - mateada
9h - início procissão motorizada
11h - início do almoço
13h30min - concurso Rei e Rainha dos Motoristas
14h - reunião dançante no salão 1, com Wilceu Pause; às 16h, Os Hermanos
15h - reunião dançante no salão 2, com grupo Renovação
Tríduo
Dia 19, às 19h30min, missa com o tema "São Cristóvão e os leigos"
Dia 20, às 19h30min, missa com o tema "São Cristóvão e as famílias"
Dia 21, às 19h, missa com o tema "São Cristóvão e os motoristas"

Comentários

VEJA TAMBÉM...