Geral

Plantio de ipês abre comemorações do mês da árvore

Servidores municipais plantam 11 mudas na sede da Secretaria do Meio Ambiente

Créditos: Jean Peixoto
Mão na terra: Jane Elisa Wagner, Guilherme Augusto Scherer e Sabrina Marques Wolf plantam muda de ipê-amarelo no pátio da Sema - Jean Peixoto

Lajeado - A fiscal da Secretaria da Fazenda, Jane Elisa Wagner (59), plantou ontem sua primeira muda. O exemplar de ipê-amarelo, árvore símbolo do município, foi um dos 11 que fizeram parte da iniciativa que abriu as comemorações ao mês da árvore em Lajeado. A ação da Secretaria do Meio Ambiente envolveu um servidor de cada pasta e técnicos da Sema. Moradora das imediações, no Bairro Americano, a dedicação de Jane vai além. "Eu levei a muda para a minha casa, cuidei, pus casca de ovo e adubo para poder plantá-la hoje", conta a funcionária pública, que vai acompanhar seu crescimento. O fiscal fazendário Guilherme Augusto Scherer (32), que a ajudou, considera a recuperação do meio ambiente e o reflorestamento um dever de todos.

A atividade integra o Lajeado Mais Verde e também presta homenagem ao Jardim Botânico de Lajeado, que comemora seu 23º aniversário no dia 18. Idealizadora do projeto, a vice-prefeita Gláucia Schumacher explica que, ao longo de setembro, haverá atividades em diferentes pontos do município. "Esta é uma ação simbólica do nosso projeto Lajeado Mais Verde. Neste mês, resolvemos intensificar o programa em homenagem ao Dia da Árvore. O nosso objetivo é embelezar a cidade e praticar a arborização urbana responsável. Teremos plantios todas as quartas-feiras do mês", destaca. Avenidas como a Alberto Pasqualini, a Amazonas e a Piraí já foram contempladas, assim como o Parque Municipal Professor Theobaldo Dick.

O secretário do Meio Ambiente, Luís André Benoit, explica que as mudas foram adquiridas com valores arrecadados pelo Fundo Florestal em multas ambientais aplicadas pelo município. Reitera a importância do cultivo de árvores na região. "O Lajeado Mais Verde surgiu no ano passado, justamente por uma demanda que a comunidade nos trouxe. Principalmente durante o verão, pois a nossa cidade é muito quente", comenta. Ele explica ainda que as espécies plantadas durante as atividades são selecionadas a partir de estudos técnicos. "É feita toda uma análise para verificar se tem rede elétrica, se tem tubulação de esgoto, ou não, para definir a espécie para cada local. Sabemos que, enquanto forem pequenas, é uma situação, mas quando crescerem as raízes podem danificar os próprios prédios e calçadas", destaca.
A engenheira florestal Sabrina Marques Wolf, membro da Comissão de Arborização Urbana, reforça a importância da inserção do verde nos espaços públicos. "As árvores são essenciais à nossa vida, pois elas purificam o ar, embelezam, abrigam os animais. Por isso, precisamos expandir esse contato." Ela orientou Jane e Guilherme no plantio do ipê-amarelo na sede da Sema.

Lajeado Mais Verde
Demais plantios, sempre às 9h. No dia 12, a pedido de associações de moradores dos bairros Moinhos e Morro 25; no dia 19, nas ruas transversais da rua Júlio de Castilhos, entre a Rua Bento Gonçalves e Avenida Benjamin Constant; e no dia 26, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul).
No Dia da Árvore, no próximo dia 21, será inaugurado o Bosque Sombra do Tarumã no Parque de Eventos de Lajeado, onde será colocada uma placa que nomeia o bosque. As mudas de tarumã foram plantadas em junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente

Jardim Botânico de Lajeado
Atividades gratuitas e abertas à comunidade marcarão o 23º aniversário do Jardim Botânico de Lajeado. Este mês. haverá atividades nas quartas-feiras, incluindo oficinas de construção de terrário, hortas verticais, tintas naturais e trilha na mata. As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser realizadas até um dia antes, pelo telefone (51) 3982-1223, pelo e-mail [email protected] ou ainda pela página no Facebook do Jardim Botânico.
No próximo dia 23, ocorre a quarta edição do Concerto da Primavera, às 15h, quando serão celebrados o Dia da Árvore e a chegada da primavera - que neste ano começa em 22 de setembro. Haverá apresentação da Orquestra Jovem de Lajeado e da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje).


Programação no JBL
Dia 12, 9h - Oficina Hortas verticais
Dia 19, 9h - Oficina Tintas naturais
Dia 23, 15h - Programação especial: 4º Concerto da Primavera e celebrações em relação ao Dia da Árvore e ao começo da primavera
Dia 26, 14h - Trilha interpretativa na mata

Arborização em escolas
As três escolas municipais de Ensino Fundamental vencedoras da promoção Plantando o Futuro: Transformando Mentes e Espaços - São Bento, Lauro M. Müller e Francisco Oscar Karnal - também receberão um projeto de arborização nos seus espaços de convivência. A ação tem como objetivo estimular os alunos para a importância da cidadania ambiental e da preservação, conscientizar sobre a questão de arborização urbana, apresentar a função dos vegetais no ecossistema, além de comemorar o Dia da Árvore. O plantio nas escolas participantes será realizado pelos próprios estudantes, com a equipe da Sema, na Semana do Dia da Árvore.

 

 

Comments

SEE ALSO ...