Geral

Postos de saúde realizam vacinação contra o sarampo

Municípios do Vale aderiram a campanha nacional, que está dividida em duas etapas


Postos de saúdes aderiram campanha nacional, que segue até o dia 30 de novembro - Lidiane Mallmann

LAJEADO | A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início ontem em todo território nacional. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde e terá como foco dois grupos. A primeira etapa ocorre de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Dia D de vacinação será em 19 de outubro. A imunização do segundo grupo deve iniciar no dia 18 de novembro, e será direcionado para adultos de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

A meta do Governo Federal é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Lajeado

Todos os postos de saúde aderiram a campanha nacional e seguirão o calendário proposto pelo Governo. Conforme o Secretário de Saúde, Cláudio André Klein, desde que houve os surtos de sarampo a nível nacional, o município disponibilizou a vacina.

Klein relata que além da vacinação para as crianças, até cinco anos incompletos, haverá, também, para os adultos. Segundo o Secretário, esta faixa etária precisa se imunizar, para evitar a doença e a sua transmissão.

Fazenda Vilanova

Em Fazenda Vilanova, a Secretaria Municipal de Saúde Cidadania e Atenção Social também passou a integrar a campanha a nível nacional. Entre os dias 7 a 25 de outubro, será realizada a vacinação de todas as crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses, e 29 dias). Segundo o Secretário de Saúde, João Batista Fernandes, o dia D será em 19 de novembro, quando também será realizada a atualização de cadernetas.

Teutônia

Teutônia também iniciou ontem a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde dos bairros Teutônia, Alesgut e Languiru, além do Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 2, no Loteamento 8. No dia 19 de outubro, dia D da campanha, estes postos estarão abertos das 8h às 17h, com o objetivo de facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

A Secretaria de Saúde solicita que os responsáveis levem o cartão do SUS, documento de identificação e a carteirinha de vacinação, para que também possam ser colocadas em dia as vacinas atrasadas. As crianças somente serão vacinadas mediante apresentação do cartão de vacinas. Também solicita-se para que os pais levem seus documentos, pois as equipes também vão estar avaliando a situação vacinal dos mesmos

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Ela pode levar a complicações como otite média aguda, pneumonia bacteriana, laringite, doenças cardíacas e levar, até mesmo, a óbito. O sarampo é transmitida por fala, tosse ou espirro e por via aérea. Seus sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Depois aparecem manchas vermelhas na pele, que são a maior característica da doença. Até 18 pessoas podem ser infectadas por um único paciente com sarampo.

Campanha

Primeira etapa
Data: 7 a 25 de outubro
Público-alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos
Dia D: 19 de outubro
Segunda etapa
Data: 18 a 30 de novembro
Público-alvo: de 20 a 29 anos
Dia D: 30 de novembro

Comments

SEE ALSO ...