Geral

Prefeitura de Lajeado, Emater e produtores se organizam para abrir feira de orgânicos

Conforme ficou estabelecido na reunião, a feira terá como fornecedores agricultores familiares agroecologistas

Créditos: Redação
- Rafael Scheeren Grün/Prefeitura de Lajeado/divulgação

Lajeado - Os primeiros passos para o estabelecimento de uma Feira Agroecológica Regional em Lajeado foram dados. Na sexta-feira (9), no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado, produtores rurais e feirantes do município e região se reuniram com técnicos da Emater e com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Douglas Sandri, para dar encaminhamento ao projeto.

Conforme ficou estabelecido na reunião, a feira terá como fornecedores agricultores familiares agroecologistas, que entregarão produtos de origem conhecida e qualidade  comprovada por meio do Organismo de Avaliação de Conformidade. Uma Comissão de Regulamentação da Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas também deverá ser criada. Serão aceitos como fornecedores os agricultores familiares que estiverem em fase de conversão mediante adoção de um Plano de Manejo Orgânico (PMO). Contudo, este prazo de conversão cessará após um ano de funcionamento da feira.

 

Segundo o titular da Sedetag, Douglas Sandri, a feira será instalada na Praça João Zart Sobrinho, popularmente conhecida como Praça do Papai Noel. Uma reunião com a Associação de Moradores do Bairro Americano, onde se localiza a praça, e com a Construtora Diamond, que adotou a praça e é responsável pela sua manutenção, já foi  realizada para apresentar a proposta.


Inicialmente, a feira será montada a cada dia em que se realizar, sendo avaliadas as necessidades e o seu andamento para, posteriormente, a administração municipal investir recursos na construção da estrutura permanente que acomodará a feira. A princípio, os produtores decidiram por realizar a feira semanalmente, sempre nas segundas-feiras, das 15h às 19h. A intenção é iniciar no mês de maio de 2018. Até o momento, os grupos de produtores interessados na feira são Orgânicos de Alto Arroio Alegre, Saúde com Orgânicos, Orgânicos do Vale e Defensores da Natureza. A próxima reunião para tratar sobre o assunto será no dia 16 de março, às 9h30min, na Sedetag, localizada na Rua Julio de Castilhos, 171, Centro de Lajeado.

Comentários

VEJA TAMBÉM...