Geral

Prefeitura de Teutônia reajusta em 60% incentivo para setor primário

Investimento propicia a construção e ampliação de aviários, pocilgas e tambos de leite

Créditos: Da Redação
Incentivo visa fortalecer o setor primário de Teutônia - Édson Luís Schaeffer/arquivo/divulgação

Teutônia - O setor primário de Teutônia coloca o município como referência no Vale do Taquari e no Estado. Com o objetivo de manter-se como referência no setor primário e como forma de incentivar a sucessão nas propriedades e a melhora da qualidade de vida no campo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem desenvolvida diversas ações e programas. Uma das iniciativas é o incentivo à criação de aves, suínos e bovinos, que teve o valor por metro quadrado reajustado esta semana.

Pela legislação anterior, produtores interessados em ampliar ou construir aviários, pocilgas e tambos de leite recebiam um auxílio financeiro de R$ 10,00 por metro quadrado. Com o reajuste de 60%, aprovado pela Câmara de Vereadores esta semana, o valor por metro quadrado passa para R$ 16,00, sendo que o recurso é liberado da seguinte forma: 50% no início da obra, para terraplanagem ou outras despesas iniciais quando a área for plana e não necessitar de terraplanagem; e os outros 50% para a conclusão da obra, para a aquisição de materiais para a cobertura do empreendimento.

O auxílio não era reajustado desde 2015, sendo que o reajuste foi amplamente discutido com o Conselho Municipal de Agricultura. "Durante estes três anos, os custos em relação à aquisição de materiais de construção e prestação de serviços tiveram aumento significativo. Por isso, fez-se necessário equiparar os valores do auxílio com a realidade atual, para que os beneficiados possam investir nas atividades avícola, suinícola e leiteira", explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann.

O secretário ainda acrescenta que o incentivo tem como objetivo principal gerar mais oportunidades de desenvolvimento no campo. "Com o reajuste do incentivo, oportunizamos aos nossos produtores empreenderem em suas atividades, oferecendo renda e qualidade de vida a toda a família. Consequentemente, estamos oportunizando para que as famílias permaneçam em suas atividades, garantindo a sucessão na propriedade. É uma atenção que o nosso homem do campo necessita e nada melhor que, no final do ano, presentearmos o setor primário com este reajuste", frisa.

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, o reajuste do incentivo fortalece o setor primário de Teutônia. "Se hoje somos referência no setor primário e a segunda maior economia do Vale do Taquari, é porque temos pessoas que acreditam no município e, com o seu trabalho, contribuem com o desenvolvimento de Teutônia. Com o reajuste do incentivo, criamos mais oportunidades no campo, sem esquecer do nosso principal objetivo de governo, de investir nas pessoas", sublinha.

Comments

SEE ALSO ...