Geral

Preservação é tema da Semana do Meio Ambiente em Teutônia

Diversas atividades alusivas ao tema serão oferecidas aos estudantes do município

Créditos: Jean Peixoto
Conversa sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, em ação alusiva à Semana do Meio Ambiente - divulgação

TEUTÔNIA | A Semana do Meio Ambiente de Teutônia contará com uma série de atividades voltadas à preservação do meio ambiente serão oferecidas aos estudantes pela prefeitura. A organização é da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Programa Saúde na Escola. O ciclo, que envolve palestras, peças teatrais e visitas ao aterro sanitário iniciou ontem e se estendem até o dia 13.

A programação é voltada para os alunos das escolas municipais e estaduais do município. As palestras noturnas, nas escolas Reynaldo Affonso Augustin e Teobaldo Closs, no Bairro Canabarro, e Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut, também são voltadas ao público externo interessado nos temas a serem abordados.

Conforme a Secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a programação é voltada aos alunos para despertar neles, desde pequenos, a importância da preservação do meio ambiente. "São eles que vão despertar nos pais, familiares, vizinhos e amigos de que precisamos, sim, preservar o meio ambiente. Por isso essa conscientização precisa começar desde cedo", enaltece.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Mügge, destaca que todos têm o dever de auxiliar na preservação do meio ambiente. "Cada um pode fazer a sua parte, como separar e destinar adequadamente o seu lixo. É por meio de simples atitudes que vamos preservar os rios, as matas, enfim, o nosso ambiente, tão importantes para a nossa sobrevivência", afirma.


Programação

5 de junho
- 8h às 9h: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Guilherme Sommer, para turmas do 1º ao 5º Anos
- 9h30min às 10h30min: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF Professor Guilherme Sommer, para turmas do 6º ao 9º Anos
- 14h às 15h: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF Professor Guilherme Sommer, para turmas do 1º ao 5º Anos
- 14h: Palestra Saneamento e Coleta Seletiva, com Cristiano Steffens, na EEEF Tancredo de Almeida Neves
- 15h30min às 16h30min: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF Professor Guilherme Sommer, para turmas do 6º ao 9º Anos
- 19h30min: Palestra Sustentabilidade e Protagonismo Jovem, com Miriam Strate, na EEEM Reynaldo Affonso Augustin (aberto ao público externo)
- 19h30min: Palestra Saneamento e Coleta Seletiva, com Cristiano Steffens, na EMEF Leopoldo Klepker (aberto ao público externo)

6 de junho
- 8h às 9h: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF 24 de Maio, para turmas do 1º ao 5º Anos
- 9h30min às 10h30min: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF 24 de Maio, para turmas do 6º ao 9º Anos
- 14h às 15h: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF 24 de Maio, para turmas do 1º ao 5º Anos
- 15h30min às 16h30min: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF 24 de Maio, para turmas do 6º ao 9º Anos
- 19h30min: Palestra Saneamento e Coleta Seletiva, com Cristiano Steffens, na EMEF Professor Teobaldo Closs (aberto ao público externo)

7 de junho
- 8h às 9h: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF Professor Alfredo Schneider, para turmas do 1º ao 5º Anos
- 9h30min às 10h30min: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF Professor Alfredo Schneider, para turmas do 6º ao 9º Anos
- 14h às 15h: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF Professor Alfredo Schneider, para turmas do 1º ao 5º Anos
- 15h30min às 16h30min: Conversa sobre o Aedes Aegypti, na EMEF Professor Alfredo Schneider, para turmas do 6º ao 9º Anos

10 de junho
- 8h30min: Peça teatral "Os Guardiões da Floresta", com o grupo Luz & Cena, para alunos do 3º ao 5º Anos de todas as EMEFs, no ginásio da EMEF Leopoldo Klpeker
- 14h30min: Peça teatral "Os Guardiões da Floresta", com o grupo Luz & Cena, para alunos do 3º ao 5º Anos de todas as EMEFs, no ginásio da EMEF Leopoldo Klpeker

13 de junho
8h: Peça teatral "Quarenta segundos", com o grupo Go.star, na Univates, para escolas que aderiram ao Programa Saúde na Escola (Guilherme Sommer, 24 de Maio, Alfredo Schneider e Reynaldo Affonso Augustin). Observação: sujeito à alteração.
Durante toda a semana: visitas ao aterro sanitário, mediante agendamento na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

 

Durante a Ação Consciência Limpa, realizada em novembro de 2018, mais de 10 toneladas de lixo foram recolhidas (divulgação)

Comments

SEE ALSO ...