Geral

Primeira reunião de interiorização do Programa de Sanidade Suína reúne 70 pessoas, em Estrela

Intenção é padronizar informações a respeito dos principais temas que envolvem a produção de suínos no RS

Créditos: AI - PSS
Reunião contou com 70 pessoas envolvidas na cadeia produtiva - divulgação

Estrela - Com a presença de fiscais da Secretaria da Agricultura, representantes do Ministério da Agricultura e técnicos das indústrias integradoras, foi realizada a primeira reunião de interiorização do Programa de Sanidade Suína (PSS). O objetivo do encontro, nesta sexta-feira (23), foi padronizar informações a respeito dos principais temas que  envolvem a produção de suínos no estado. A interiorização, organizada pela coordenação do Programa no RS, deve ocorrer em outras regiões produtoras.

"Essa aproximação entre o setor produtivo e o serviço veterinário oficial era um medida esperada, desejada e necessária", afirma o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, Rogério Kerber. Segundo ele, trata-se de um momento importante para ouvir as partes para encontrar formas de atuar em conjunto, em prol da saúde animal. "O setor de suínos não está de braços cruzados, está atuando para avançar e este encontro serve para que todos saibam o que vem sendo feito", concluiu Kerber.

Temas como biosseguridade,  compartimentação, georreferenciamento de propriedades e, especialmente, a padronização de procedimentos do programa foram debatidos ao longo do dia. Durante o encontro, a coordenadora do programa, Juliane Webster Galvani, informou sobre uma normativa que está em fase de construção, tratando sobre o descarte de animais mortos. "Este é o momento em que técnicos das empresas e do serviço veterinário oficial podem contribuir com sugestões para que a aplicação da norma ocorra da melhor forma possível", afirma Juliane.

O próximo encontro está marcado para 3 de abril, em Erechim. 

Comments

SEE ALSO ...