Geral

Princesa do Vale comemora hoje 143 anos de emancipação

Shows e baile dos idosos marcam o aniversário de Estrela

Créditos: Julian Kober
- Lidiane Mallmann

Lajeado - Gente que cresce unida. Este é o lema do município de Estrela, que comemora hoje seu 143º aniversário. A denominação surgiu quando os primeiros desbravadores avistaram uma luminosidade incomum próximo ao Rio Taquari. Acharam que era um sinal do céu, um presságio de que o local escolhido traria riqueza e felicidade.

Emancipado no dia 20 de maio de 1876, Estrela é o município mais antigo do Alto Taquari - Lajeado, Encantado e Arroio do Meio. Os primeiros habitantes se estabeleceram quatro décadas antes, durante a Guerra dos Farrapos, no lugar denominado Bom Retiro. Em meados de 1850, foi fundada a colônia, constituída fundamentalmente de moradores de origem germânica. À medida que desenvolvia, sua produção aumentava e Estrela foi prosperando.

Com uma área de 184 quilômetros quadrados, a cidade possui uma população de aproximadamente 33.140 habitantes e uma economia voltada à indústria, comércio e serviços, gerando um PIB de R$ 1.662.879.570,00.

Entre as principais atrações turísticas estão o calçadão da rua Fernando Abott, que destaca-se pela sua estrutura, o parque Princesa do Vale e a antiga escadaria de acesso ao Rio Taquari.


Programação de aniversário

Diversos shows marcam a celebração do aniversário da cidade nesta segunda-feira. As festividades iniciam às 14h com o Baile de Idosos no Centro Comunitário Cristo Rei, com show da banda Destaque Nacional. A partir das 17h, no ParkChoppFest, iniciam as apresentações dos grupos Nobelle, Elementum 013 e, para encerrar, a Banda Barbarella.


Em virtude do feriado, não haverá atendimento nas repartições municipais e alterações em alguns serviços prestados pela prefeitura. Será mantido o recolhimento de lixo domiciliar, de entulhos e lixo verde. Além disso, a Secretaria da Agricultura manterá plantões de veterinário e inseminador artificial. Chamados devem ser feitos das 7h às 9h pelo telefone (51) 3981-1055. As Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas na segunda. Casos de urgência e emergência serão atendidos pelo Pronto Socorro do Hospital Estrela.


Em Questão

O Informativo do Vale - Como o senhor vê a cidade neste momento, ao comemorar 143 anos de emancipação?
Prefeito Rafael Mallmann - Vejo nossa cidade se consolidando, a cada ano, como uma das mais importantes do Vale do Taquari, resultado da união da nossa comunidade. Por este motivo, temos trabalhado para que nosso município tenha cada vez mais infraestrutura para atrair novos investimentos, e no bem-estar da nossa gente. Para este ano, por exemplo, teremos grandes investimentos em infraestrutura, como a pavimentação de 36 ruas pelo programa Avançar Cidades, cujas obras já se iniciaram, além de outras frentes na pavimentação. São mais de R$ 15 milhões de investimento, além da conclusão do asfalto em Arroio do Ouro. Também está em andamento mais uma etapa da revitalização da escadaria e abrimos licitação para cobertura das quadras esportivas do Parque Princesa do Vale, o que incrementará o turismo.
Também temos trabalhado na atração de novos investimentos, a fim de gerar emprego e renda. Podemos citar a instalação de empresas como a usina de gás natural da Folhito, a Blastersul e Nutritec. No interior são grandes os investimentos dos nossos produtores, com apoio do governo. Atualmente 14 obras estão em andamento, sendo cinco chiqueirões, três estábulos para confinamento de gado de leite, um aviário para postura e cinco para frango de corte. Tudo isto mostra um crescimento relevante do setor primário, que representa hoje 28,66% da nossa economia. Enfim, é um conjunto de ações, em vários setores, que vão fortalecer o município como um todo.

O Informativo do Vale - Quais foram as conquistas do município nos últimos anos?
Rafael Mallmann - Desde que assumimos o Governo de Estrela, em 2013, temos trabalhado com responsabilidade, buscando a união da comunidade e procurando retribuir, com investimentos em vários setores, a confiança recebida pelos estrelenses. Nos últimos anos foram inúmeras as conquistas, que elevam a qualidade de vida da nossa população. Foram grandes investimentos em habitação, com a construção de 250 moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida; em pavimentação; na construção e melhorias nas Unidades de Saúde e ampliação dos recursos ao hospital; construção de novas escolas de Educação Infantil; na atração de novas empresas como o Atacadão e implantação de projetos como o 386 Business Park; no turismo, com a revitalização da escadaria e na realização de eventos de repercussão nacional como o Natal em Estrela; em eventos esportivos, entre tantas outras ações. Também obtivemos a liberação do aeródromo regional e estamos trabalhando na municipalização do porto, para que possamos utilizar uma área de 37 hectares, junto ao complexo, para atrair empresas de logística e exportadoras que utilizam a hidrovia para, paulatinamente, podermos retomar as atividades.

O Informativo - O que você espera para Estrela para o futuro?
Rafael Mallmann - Que os avanços e os investimentos que temos feito nos últimos anos fortaleçam cada vez mais nosso município, propiciando condições para que todos possam viver bem em Estrela, com qualidade de vida e segurança. A família, o trabalho comunitário e a fé são os pilares que constituíram a nossa comunidade. E com este espírito e com a união, que também é uma das grandes características dos estrelenses, que temos convicção de que nossa cidade continuará sendo referência na região e no Estado.

O Informativo - Como a cidade comemorará os 143 anos de emancipação?
Rafael Mallmann - Como já é tradição em nossa cidade, vamos comemorar o aniversário de nossa cidade com a Maifest, com o ParckChoppFest e o Festival do Chucrute. São eventos construídos com a colaboração de pessoas e entidades, o que é uma forte característica de nossa comunidade.

 

"Vejo nossa cidade se consolidando, a cada ano, como uma das mais importantes do Vale do Taquari, resultado da união da nossa comunidade."
Rafael Mallmann, prefeito de Estrela

 

Comments

SEE ALSO ...