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Problemas de internet e telefonia móvel afetam Westfália

Município tem registrado deficiências no sinal

Créditos: Da Redação
- Paloma Driemeyer Valandro/AI Prefeitura Westfália

Westfália - Em Westfália, a dificuldade de sinal de internet e telefonia móvel tem afetado moradores, principalmente do interior. Nesse sentido, o prefeito Otávio Landmeier voltou a levantar o debate no ano passado, durante reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

No mês de dezembro, em assembleia geral da entidade, fez-se a leitura do laudo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal - Procuradoria da República no município de Lajeado - no ano de 2015, com a finalidade de apurar a deficiência nos serviços de telefonia nos municípios do Vale do Taquari. Após a emissão de ofícios, tendo em vista obter esclarecimentos por parte de entidades e empresas, e posterior análise e junção aos autos, optou-se pelo arquivamento do inquérito.

Durante a assembleia, prefeitos da região ressaltaram a importância de abrir chamados junto ao PROCON/RS. "Solicitamos que, sempre que houverem deficiências na prestação de serviços de telefonia em nosso município, os moradores entrem em contato com o PROCON e façam suas reclamações. Isso é importante para que, posteriormente, tenhamos soluções e, consequentemente, sinal de internet e telefonia móvel melhores", observou o prefeito.

O telefone de contato do PROCON/RS é (51) 3287-6200.

Estratégias para o desenvolvimento do Vale do Taquari

Um documento criado e divulgado pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT) neste ano, que estabelece estratégias para o desenvolvimento do Vale do Taquari, traz dados adquiridos em pesquisa efetivada pela entidade com relação às telecomunicações. Constatou-se:

Telefonia fixa - 46,4% dos municípios da região afirmaram não ter telefonia fixa em localidades da zona rural;

Telefonia móvel - 81,68% dos entrevistados manifestaram que o sinal das operadoras é regular, ruim ou péssimo;

Internet - não houve indicação de que os serviços de internet sejam péssimos. No entanto, 12% disse que os serviços são ruins, 52,44% indicou que o serviço é regular, e 40,24% avaliou o serviço como bom.

Assim, a entidade observa a necessidade da qualidade das telecomunicações disponíveis. Além disso, investimentos em infraestrutura na referida área também são precisos.

 

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