Geral

Professores podem fazer inscrição para cadastro temporário até dia 19

Processo é realizado para a substituição de profissionais em licença ou exonerados

Créditos: Redação
AGILIDADE: coordenadora Greicy Weschenfelder reforça que o cadastro torna mais rápido o processo de reposição - arquivo/O Informativo do Vale

Vale do Taquari - As inscrições para o cadastro temporário de contratação emergencial de professores no Estado podem ser feitas até segunda-feira, 19. Ele atende a demandas provisórias das escolas, para substituição de profissionais em licença ou e exonerações, até a abertura de concurso. A assessora de gabinete da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Iranice Bohn, explica que cada cadastro tem validade de até três anos e a prioridade da contratação é pelo edital mais antigo ao mais recente, em ordem de classificação. "Quem também já se inscreveu nos processos passados poderá fazê-lo novamente. A documentação exigida deve ser entregue na 3ª CRE, ou enviada por correio, datada até o último dia da inscrição."

Para participar, cada professor deve se cadastrar no www.servicos.educacao.rs.gov.br ou pessoalmente na 3ª CRE - Rua Coronel Müssnich, 773, Bairro Alto da Bronze, em Estrela. Cada candidato pode optar por até dois municípios.

A coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder esclarece que o cadastro é fundamental para garantir agilidade. "Essa reserva é importante porque a burocracia é, como em todos os órgãos públicos, muito transparente, mas, às vezes, lenta. Então, precisamos deixar tudo organizado para que, quando apareça uma necessidade, nós possamos logo supri-la, sem depender de tempos e prazos."

Escolas do Vale

Segundo o edital, entre as cidades do Vale com mais vagas temporárias disponíveis está Encantado. Elas são para os anos iniciais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, nas áreas de Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Química e História.

A alta na demanda de professores tem explicação. Somente na Escola Estadual Érico Veríssimo, que conta apenas com o Fundamental, eram apenas 86 alunos no ano passado. Para este, serão 120, aumento que não estava previsto no quadro de recursos humanos. "Nós temos sete escolas estaduais com muitos estudantes e muita procura em Encantado. Fizemos uma parceria com o município para o transporte escolar, e isso nos trouxe ainda mais público, algo que não estava previsto. Por isso este cadastro reserva é tão importante, porque vai garantir que as necessidades sejam supridas de forma breve", explica a coordenadora Greicy Weschenfelder.

Além de Encantado, as cidades de Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Capitão, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Paverama, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Tabai, Taquari e Teutônia também estão com vagas reservas abertas para professores.

Comentários

VEJA TAMBÉM...