Geral

Projeto do município é finalista no Estado

Solenidade do Prêmio Educação Empreendedora ocorre segunda-feira em Porto Alegre

Créditos: Assessoria de Imprensa de Santa Clara do Sul
PRÊMIO: alunos expuseram e venderam os brinquedos sustentáveis em uma feira de empreendedorismo - Rafael Simonis/Arquivo

Santa Clara do Sul - O Sebrae-RS divulgou os finalistas do Prêmio Educação Empreendedora nessa segunda-feira. Um dos 12 projetos selecionados no Estado é do município. Denominada de Despertando para o empreendedorismo, a iniciativa desenvolvida em 2018 pelo 3º ano da Escola Professor Sereno Afonso Heisler integra o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implementado no município dentro do projeto Santa Clara Tem Valor.

Realizado pelo Sebrae, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o prêmio reconhece, incentiva e dá visibilidade às melhores práticas no país, além de valorizar os agentes envolvidos com educação nos mais diferentes níveis.

Professora da turma responsável pelo projeto, Rosileni Reckziegel enaltece o esforço dos alunos e o apoio do governo municipal, por meio da Secretaria da Educação, que desenvolveu o programa de estímulo ao empreendedorismo em toda a rede municipal de ensino. "Com o desenvolvimento do JEPP, os alunos vivenciaram etapas de trabalho para a montagem de um negócio", salienta. Entre os trabalhos realizados pelos estudantes esteve a criação de uma loja chamada SUCATA POP, cujo propósito foi arrecadar sucatas e transformar o material em brinquedos para todas as idades. O auge foi em novembro de 2018, quando os estudantes participaram da 1ª Feira de Empreendedorismo e puderam expor e vender os seus produtos para a comunidade.

Entre as ações desenvolvidas estiveram pesquisa sobre a preferência dos clientes, definição de um nome para o negócio, elaboração de uma campanha de divulgação, entre outras ações. "Os estudantes debateram ideias, tomaram decisões em conjunto e realizaram atividades que os remeteram a um contexto de ações empreendedoras durante o curso, tendo a chance de ter um aprendizado importante", observa Rosileni.

Para o prefeito Paulo Kohlrausch, trata-se de um reconhecimento ao trabalho de empreendedorismo desenvolvido no município a partir do programa Santa Clara Tem Valor. A exemplo dos setores da indústria, comércio e serviços, que têm participado de um processo amplo de qualificação, os estudantes estão recebendo uma atenção especial por parte do governo municipal. "O objetivo é disseminar a cultura empreendedora nas crianças para que no futuro tenham um protagonismo cada vez maior no município", destaca.

A solenidade de premiação ocorre na próxima segunda-feira (20), em Porto Alegre. Na oportunidade serão divulgados o 1°, 2° e 3° lugares de cada categoria. Santa Clara do Sul disputa o prêmio entre os colégios de Ensino Fundamental.

Comments

SEE ALSO ...