Geral

Projeto Saberes e Sabores estimula a utilização de Pancs na alimentação escolar

Iniciativa ocorre em Teutônia

Créditos: Assessoria de Imprensa
Merendeiras do Cemef prepararam um almoço com Pancs durante a semana - Divulgação

Teutônia - A Secretaria de Educação de Teutônia tem desenvolvido nas escolas da rede municipal o projeto Saberes e Sabores. A iniciativa oportuniza maior conhecimento sobre as formas alternativas e saudáveis na alimentação escolar. Neste sentido, estimula-se a utilização de ervas condimentares aromáticas, através de cursos e atividades práticas.

Através do projeto, também se tem focado na utilização das plantas alimentícias não convencionais (Pancs). Essas plantas ainda não fazem parte da cultura da população, mas, devido às riquezas nutritivas delas, elas estão ganhando espaço, inclusive nos ambientes escolares. "Elas vêm para agregar mais uma opção de nutrientes, vitaminas e sais minerais em produtos naturais, que podem ser fontes destes nutrientes", coloca a nutricionista da Secretaria de Educação, Lisângela Bagatini.

Como atividade integrante do projeto Saberes e Sabores, as merendeiras do Centro Municipal de Ensino Fundamental (Cemef) Leonel de Moura Brizola prepararam, na quarta-feira, dia 29 de agosto, um almoço com a utilização das Pancs para as 360 crianças do educandário. Aliás, uma das oficinas oferecidas aos alunos é a produção e cultivo de plantas alimentícias não convencionais na horta do CEMEF.

Estimular os alunos para uma alimentação saudável se refletirá no futuro dessas crianças. A utilização das Pancs vai ao encontro dessa proposta. "As Pancs fazem parte de todo um projeto que a gente vem desenvolvendo ao longo dos anos. Nós, que trabalhamos com alimentação escolar, temos a preocupação de aproximar as crianças da terra, do plantar, do colher, conhecer o que é o natural. Ao mesmo tempo, a gente tem muito cuidado, porque primeiro as merendeiras precisam conhecer bem estas plantas e aprender como usá-las da maneira mais saudável. Então, aos poucos vamos experimentando com as crianças e disseminando essa ideia", ressalta a nutricionista.

Comments

SEE ALSO ...