Geral

Projetos de Estrela e Imigrante concorrem a prêmio nacional

Municípios estão participando do Prêmio MuniCiência


Dois municípios do Vale do Taquari estão concorrendo no Prêmio MuniCiência 2019-2020, oferecido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio da União Europeia no Brasil. Estrela inscreveu o projeto Aperfeiçoamento Socioemocional na Educação (APSE), e Imigrante o aplicativo sobre turismo desenvolvido pelo município. Após a homologação das inscrições, o projeto das cerca de 200 cidades que se inscreveram será avaliado por uma Comissão de Especialistas e Técnicos da Confederação. Essa é a terceira edição do prêmio, que busca identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas inovadoras, que trazem resultados positivos para os municípios e para as comunidades.

A proposta estrelense tem como intuito preparar as crianças das escolas municipais para enfrentar as adversidades do dia a dia. O projeto iniciou em 2014 e, neste ano, tornou-se uma disciplina obrigatória nas escolas municipais. Conforme o prefeito Carlos Rafael Mallmann, nas aulas as crianças aprendem sobre controle de emoções, resiliência e tolerância. "Inscrevemos a ideia no projeto, porque o legal é compartilhar essas experiências positivas das gestões", diz.

Em Imigrante, o prefeito Celso Kaplan destaca a plataforma digital que apresenta locais de lazer do município, pontos turísticos, eventos, dados sobre a história de Imigrante, entre outras informações. O app foi lançado em maio de 2019 e já está disponível no Google Play e na Apple Store. Segundo o prefeito, a ferramenta é mais uma aliada para o turismo local. "Você consegue ter um alcance maior de pessoas e reúne todas as informações em um aplicativo", destaca. Devido ao conceito do prêmio, o município resolveu inscrever a iniciativa e agora aguarda os resultados para as novas etapas.

 Como funciona o prêmio? 

Serão selecionados para a próxima etapa seis cidades de cada uma das cinco regiões do Brasil. Das escolhidas, uma deve ser de grande porte (acima de 300 mil habitantes) ou Consórcio. Duas de médio porte (de 50 mil até 299.999) e três de pequeno porte (até 49.999 habitantes). Nesta etapa, os 30 projetos mais pontuados irão para a avaliação do Conselho Político da CNM. O resultado dos classificados para a próxima fase será divulgado no dia 9 de agosto.

A segunda etapa ocorre de 12 de agosto a 2 de setembro. Os pré-finalistas devem enviar para a CNM informações complementares do projeto que inscreveram, evidências da iniciativa e mais um depoimento do prefeito. Após, dez finalistas serão classificados para irem a voto popular na internet. A votação ocorre de 7 de outubro até 31 de março de 2020. Os responsáveis dos cinco primeiros colocados na votação popular irão participar de um seminário internacional, que tem como intuito oferecer troca de experiências entre os municípios.

Mallmann explica que projeto ensina sobre controle de emoções, resiliência e tolerância

Kaplan destaca que app é ferramenta aliada ao turismo

 

Comments

SEE ALSO ...