Geral

Qualidade premia instituições do Vale

Diretor-presidente da RVC, Senac e Prefeitura de Lajeado receberam troféus ontem à noite, durante cerimônia


Porto Alegre - Considerado o Oscar da Qualidade, três troféus agraciaram instituições de Lajeado ontem. A 17ª edição do Prêmio Qualidade RS - promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade -, ocorrida no Pavilhão da Fiergs, reconheceu o trabalho de 79 organizações de variados segmentos da economia gaúcha, além de personalidades que são exemplos de gestão. O presidente do Comitê Regional da Qualidade do Vale do Taquari, Ervino José Scheeren, resume o desempenho da região: "Estas três condecorações são motivo de orgulho. O jornal O Informativo é o paladino das nossas crenças; a Prefeitura de Lajeado é ímpar no Estado pela coragem em impor esse sistema de gestão; e o Senac Lajeado nos orgulha pela conquista do Troféu Ouro." O comitê regional também recebeu prêmio de comitê-destaque.
Na categoria Liderança da Comunicação, o diretor-presidente da Rede Vale de Comunicação (RVC), Oswaldo Carlos van Leeuwen, foi reconhecido pela qualidade e profissionalismo que impôs no seu trabalho. "Eu sempre quis ter um jornal que participasse do crescimento da região onde ele fosse circular. Levou muitos anos para conseguir isso, estruturar uma equipe que pensasse como eu e passar de município em município propagando essa ideia. Mas eu consegui", salienta Van Leeuwen.
Prefeitura e Senac Entre as quatro instituições destacadas com o Troféu Ouro esteve o Senac Lajeado. Tendo implantado o modelo propagado pelo PGQP em 2003, já em 2009, o serviço conquistou o Troféu Bronze. Em 2010, repetiu o Bronze. Em 2011, veio o Prata; e ontem, ergueu o Ouro. A diretora do Senac, Etiene Azambuja, atribui essa rápida evolução ao envolvimento do quadro de funcionários. "O Senac existe há 65 anos, 16 em Lajeado. Se não tivéssemos implementado esse padrão de qualidade, talvez não mais existiríamos", salienta Etiene.
Enquanto isso, a Prefeitura de Lajeado exibiu seu Troféu Bronze ao lado de outras 40 empresas condecoradas. Tendo instituído o PGQP em 1997, em 2008, a Administração já havia ganho a Medalha Bronze. A partir disso, corrigiu algumas lacunas que impediam a ascensão e almejou outro posto. Ao capacitar ainda mais a área técnica e os recursos humanos, ontem, o governo municipal deu um salto importante na qualidade dos serviços prestados. "Acredito que pela sequência do trabalho que vem sendo desenvolvido, nos foi possibilitado esse crescimento em qualidade", diz a prefeita Carmen Regina Cardoso. A secretária da Administração, Eliana Heberle, acrescenta que o PGQP permitiu ao Poder Público capacitar seus servidores, dar um rumo à gestão e buscar melhorias permanentemente. "Promoveu a criatividade, a mudança, a desacomodação", completa.

Cíntia Marchi
[email protected]

Comments

SEE ALSO ...