Geral

Salão paroquial da igreja Santo Inácio passa por revitalização

Etapas do projeto são executadas de acordo com a entrada de recursos

Créditos: Kassieli dos Santos
Espaço amplo mostra o novo design, conforme projeto de revitalização - Lidiane Mallmann

LAJEADO | O salão histórico da Paróquia Santo Inácio de Loyola, construído na década de 1960 passa por uma revitalização. Conforme o presidente do Conselho Administrativo Paroquial, Renato Zanella, o espaço, que por muitos anos foi palco de eventos da comunidade e práticas esportivas, atende à necessidade de adequações, as quais também foram impostas pelo tempo. "O local serviu para a prática esportiva, era referência na região, com a realização de muitos campeonatos de futsal, basquete e shows de patinação, bem como festividades que deixaram de acontecer no local então, por se tratar de um salão mais antigo", comenta.

O propósito da revitalização é possibilitar que o espaço esteja a serviço da comunidade sediando eventos, convenções e festividades. A reforma teve início em setembro do ano passado, com o lançamento do projeto de revitalização.

O trabalho acontece por etapas. "Já foi feita a reforma do telhado, colocado o gesso e parquê, já temos banheiros e churrasqueiras novas. Ainda faltam algumas etapas, concluir o acesso, estacionamento, copa, cozinha e o mobiliário", explica.

Zanella ressalta que os recursos para a obra provêm do pagamento de dízimo e doações da comunidade. A revitalização será finalizada de acordo com o fluxo de entradas. A previsão é que a reinauguração aconteça em novembro. Para angariar fundos, visando as próximas etapas da obra, no mês passado, foi lançada uma ação entre amigos. A premiação ocorrerá na Festa de Ação de Graças, no dia 24 de novembro. Segundo Zanella, a participação e contribuição da comunidade são fundamentais. "Para finalizarmos este projeto é importante o apoio da comunidade. O espaço beneficiará toda comunidade com o salão no centro da cidade", afirma.

No último final de semana, a comunidade vivenciou, no salão, a confraternização pelos 138 anos de existência da paróquia e homenagens ao padroeiro Santo Inácio. Na oportunidade, as famílias puderam observar o andamento das obras.

 

Presidente do Conselho Administrativo Paroquial, Renato Zanella (Lidiane Mallmann)

 

Comments

SEE ALSO ...