Geral

Saúde e idoso são assuntos de conferências municipais

Programações vão abordar o envelhecer no século XXI e democracia e saúde

Créditos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lajeado
TRABALHO: grupos de idosos do Cras realizaram pré-conferências - Prefeitura de Lajeado/divulgação

Lajeado - Na próxima quarta-feira, a Prefeitura de Lajeado e os respectivos conselhos municipais realizarão duas conferências municipais: a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Lajeado. Durante os eventos, haverá palestras, debates e formações de grupos para discutirem sobre os temas: "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas" e "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS". As conferências são gratuitas e abertas ao público.


A 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) e do Conselho Municipal do Idoso, com o apoio do Centro Ello. Com início às 8h30min, o evento acontecerá na sede do Centro Ello e se estenderá até as 16h.


Com o foco na 3ª Conferência, foram realizadas pré-conferências com os grupos de idosos "Alegria e Amizade" e "Saber e Viver", dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro e BairroPlanalto. Os idosos discutiram sobre suas preocupações, principalmente sobre a reforma da previdência.


O evento começa com a palestra de Fernanda dos Santos, doutora em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e enfermeira do Ambulatório de Especialidades do Centro Clínico da Univates. Já no turno da tarde, terá formação de grupos para apresentar e votar em novas diretrizes voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa, a nível municipal, estadual e da União. Ainda, haverá a eleição de quatro delegados que representarão o município na 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que ocorre nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, em Porto Alegre.


Evento voltado à saúde será na Univates

Com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS", a 7ª Conferência de Saúde, acontecerá no auditório do Prédio 7 da Univates. Realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e do Conselho Municipal de Saúde, o evento inicia às 7h30min com o credenciamento e segue com diversas atividades até as 17h.


Pela manhã, após a abertura oficial, ocorrem os relatos das pré-conferências, que foram realizadas pelo Conselho durante os meses de fevereiro e março, envolvendo cerca de 180 pessoas. Visando qualificar a participação de entidades e grupos sociais no evento, em cada pré-conferência foi discutido sobre o tema e demandas específicas de cada grupo, que enviaram propostas à Comissão Organizadora do evento. Mais de 70 propostas serão apresentadas e discutidas na quarta-feira.


Após, o evento segue com a palestra do tema geral, que será abordada por Ana Vealss, integrante do Conselho Estadual de Saúde. À tarde, a partir das 13h30min, os trabalhos serão retomados com a formação de grupos, que vão discutir os temas abordados e definir os 12 delegados que representarão o município na 8ª Conferência Estadual da Saúde, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, em Porto Alegre.

 

Comments

SEE ALSO ...