Geral

Sema festeja 15 anos no Dia Mundial do Meio Ambiente

Evento contou com encontro de ex-diretores e secretários da pasta

Créditos: Caroline Silva*
Ipê-amarelo foi plantado em homenagem ex-secretário José Francisco Antunes, já falecido - Pietra Darde/Prefeitura de Lajeado/divulgação

LAJEADO | De Departamento do Meio Ambiente até alcançar status de Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a pasta guarda muitas histórias. Ontem foram comemorados o Dia Mundial do Meio Ambiente e 15º aniversário da Secretaria de Meio Ambiente, a qual deixou de ser Departamento em 2004. Para celebrar, foi realizado na sede um encontro com ex-diretores e secretários da pasta. Para a bióloga e ex-diretora, Diana Blum Künzel, o encontro demonstra evolução da gestão atual. "Se a gente não conhece o passado, fica ruim de projetar o futuro. Essa é a fórmula para um serviço público. Precisa manter a história", enfatiza.

O atual secretário de Meio Ambiente, Luis André Benoitt, diz que é preciso inovar sempre. "Precisamos também trabalhar fortemente o saneamento básico, com a união de todos os órgãos da prefeitura e Corsan".

Esse foi o primeiro encontro que reuniu ex-diretores e secretários. "Mas a ideia é realizar novos encontros, também em locais externos, como o Jardim Botânico, o Aterro Sanitário e o Canil Municipal, locais construídos nas gestões passadas. O objetivo é, juntos, construirmos e lembrarmos todo o caminho e trabalho que a Sema já desenvolveu. Cada um dos ex-diretores e secretários contribuiu para o avanço da cidade em harmonia com o meio ambiente", disse o secretário Benoitt.

O primeiro diretor do órgão ambiental governamental da cidade, Ildo Guinter Meyer, lembra que na época, em 1995, a equipe era formada por somente cinco pessoas. "Quando ingressei não havia legislação do meio ambiente, não tínhamos estrutura, era tudo por meio de fax porque não havia internet", lembra. O ex-diretor também recorda de uma incidência de mosquitos em Lajeado, que segundo ele foi muito comentada naquele ano. "Foi um caos, e me pegou de surpresa, a imprensa nos ligava a todo momento." Ildo diz que na época a maior preocupação do então departamento era com o aterro sanitário e o lixão.

O evento encerrou com uma homenagem ao ex-secretário José Francisco Antunes, conhecido popularmente por Kiko, que faleceu recentemente. No Parque do Engenho, com a presença de alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres que estavam participando de atividades do Centro de Educação Ambiental, plantaram uma muda de ipê-amarelo, árvore símbolo de Lajeado. Crianças, servidores, ex-diretores e secretários aplaudiram em memória de José.

Estiveram presentes no encontro o primeiro diretor, Ildo Guinter Meyer, o ex-secretário Marco Antônio Lang, a ex-diretora Diana Blum Künzel, e as ex-secretárias Kelen Paula Battisti Giongo e Simone Beatris Schneider.

 

Encontro contou com a presença de ex-diretores e ex-secretárias do órgão ambiental (Caroline Silva)

Comments

SEE ALSO ...