Geral

Setor sorveteiro debate sobre o mercado e avanços tecnológicos

Profissionais de diferentes estados se reúnem em capacitação durante dois dias

Créditos: Kassieli dos Santos
- Lidiane Mallmann

Lajeado | Desde ontem, a Jornada do Sorvete, reúne cerca de 200 pessoas, no evento anual de capacitação promovido pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel). Empresários, gestores e trabalhadores do ramo participam de palestras, uma feira comercial e aproveitam para ampliar seu networking.

Neste ano, a Agagel completa 20 anos de atuação. O presidente Vanderlei Paulo Bonfante ressalta a importância do encontro anual, que visa unir a classe, mostrando soluções, tecnologias e inovações de mercado. A Agagel é referência nacional para a organização de associações estaduais em todo o país. "A troca de informações é fundamental. Muitos outros estados têm formado suas associações baseadas na nossa associação. Em dois anos aumentamos nosso número de expositores de 28 para 42, com matéria-prima, maquinários, novas tecnologias, embalagens e tudo que acontece no ramo. Inclusive, temos expositores de multinacionais", explica.

O diretor do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias do Estado de Pernambuco, Severino Marcelino da Silva, viajou 3.391quilômetros com o objetivo de participar, aprender e apoiar o setor. "Se você quiser desenvolver e realmente entender o setor é importante participar de encontros. Aqui tenho a percepção de como está a estrutura econômica desse setor. O objetivo é poder levar esse conhecimento para outro estado e poder traduzi-lo", afirma.

Perspectivas

O consultor empresarial, Ademar Shardong, apresentou perspectivas econômicas fazendo uma projeção do crescimento do PIB, que neste ano, não deve ultrapassar 1%, para 2020 a projeção é de 2%. "Se a economia não cresce, não cresce a renda, e desta forma as pessoas não consomem. É necessário reconstruir a economia nacional, pois não haverá um pico de desenvolvimento porém, uma melhora gradativa", explica.

Mestre em Marketing e consultor de empresas focado em desenvolvimento de mercados, Glenn Gomes, abordou a Prospecção de mercado em um muno novo. O profissional chamou a atenção do público para uma nova maneira de fazer negócios, destacando a diminuição do consumo que ocorre a partir de uma série de questionamentos do cliente no momento da compra. Destacou a crescente preocupação com sustentabilidade, combate ao consumismo e mão de obra escrava. Para isso, também lembrou a importância de tornar disponível o acesso à informação ao consumidor.

O sócio-diretor da Formatar Consultoria Empresarial e professor da área, Marco Fábio Gomes Ferreira, apresentou o painel Construindo marcas fortes. O propósito da palestra é abordar atitudes, objetivos e valores, os quais são fundamentais na construção de marca, possibilitando ao pequeno produtor que faça um bom trabalho nesse processo, para além do produto.

Conforme Ferreira, há um desafio para as indústrias, que precisam disputar em um mercado em que há muitas empresas com bons produtos. "O empreendedor sempre acha que seu produto está bom, porém, chega um momento que os produtos estão iguais. Se o consumidor não perceber um diferencial em relação aos demais, a disputa só pode ser o preço. E quando somos percebidos iguais, o consumidor vai escolher o que é mais barato", explica.

O ex-presidente, integrante do conselho da Agagel, Daniel Garcia Greve, lembra que o inverno para o sorveteiro não representa mais um período de recessão, pois as fábricas têm mantido um pequeno estoque, o produto precisa estar disponível para o consumidor, cada ano tem sido melhor a venda na estação. "Viemos de um período complicado mas o ramo vem crescendo aos poucos, são duas décadas da Agagel", celebra. O evento ocorre no Weiand Hotel e é promovido com o apoio da Prefeitura de Lajeado.

Programação
Sexta-feira
8h50min - Palestra eSocial e os Impactos na Gestão Empresarial, com Marta Pierina Verona
9h50min - Palestra Sorvete do Futuro, Novos Segmentos e Modelos de Negócio. Visão Brasil e mercado EUA, com Carlos Tarrasón
10h50min - Coffee break
11h - Case - Sorvete na Nuvem, com Manoel Vasconcelos Lima
12h15min - Almoço
14h - Visitação aos expositores
18h - Encerramento
20h - Jantar/Costelão
21h - Sorteio de brindes

Comments

SEE ALSO ...