Geral

Show de Orquestra marca início do 7º Dança Bom Retiro e Expofeira

Município espera receber mais de 12 mil visitantes durante os quatro dias do evento

Créditos: Julian Kober
Orquestra Municipal de Bom Retiro do Sul tocou repertório variado com clássicos nacionais e internacionais - Lidiane Mallmann

BOM RETIRO DO SUL | Os sons dos trombones e trompetes da Orquestra de Bom Retiro do Sul abriram ontem à noite a programação de aniversário do município, celebrado com o 7º Dança Bom Retiro e uma edição especial da Feira Industrial e Comercial. O evento, alusivo aos 60 anos de emancipação, segue até domingo (9), nas dependências do CTG Querência da Amizade.

Com um repertório diversificado, o grupo com mais de vinte músicos tocou clássicos nacionais e internacionais, do samba e pagode do Raça Negra ao rock americano do Creedence Clearwater Revival. Em seguida, iniciou o Festival Gospel.

O prefeito Edmilson Busatto afirma que o município espera receber mais de 12 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Para ele, o Dança Bom Retiro faz com que a cidade se torne uma referência cultural. "Temos certeza de que vamos lotar o CTG no final de semana. Logo que assumimos, percebemos que era um evento importante que nós deveríamos investir. Toda a ação envolvendo educação e cultura merecem investimentos."

A noite de ontem serviu de aquecimento para a sétima edição do Dança Bom Retiro, que inicia na noite de hoje e encerra-se no domingo. O evento receberá mais de 900 artistas e 32 grupos de 12 municípios do Estado, que disputam em 14 modalidades. Durante os três dias, o público poderá conferir mais de 150 apresentações.

Conforme a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Martinha Maria Dullius, o Dança Bom Retiro tem um cunho pedagógico, e busca fomentar a cultura e a dança dentro das escolas. "O evento caiu no gosto da população. Quando assumimos, vimos que era algo que tinha um apelo muito grande. E nós tivemos que acolher este pedido."

Além das apresentações, os visitantes poderão conferir a Feira Comercial e Industrial, com mais de 50 expositores e uma praça de alimentação. É a primeira vez que a Expofeira é realizada junto com o evento de dança. Martinha explica que a ideia é enriquecê-lo, com mais opções para os integrantes dos grupos de dança. "Percebemos que faltava algo. Quem vinha de fora percebia essa carência. Decidimos então trazer a Expofeira e estender a programação."

Conforme o prefeito, a Feira Comercial e Industrial também ajudará a trazer recursos para o Dança Bom Retiro e permite que a entrada seja gratuita. "A Expofeira vem para trazer recursos para o evento. Com isso, provavelmente não vamos precisar dinheiros dos cofres públicos."

O 7º Dança Bom Retiro e a Feira Industrial e Comercial é uma promoção da Administração Municipal de Bom Retiro do Sul com o patrocínio do Banrisul, Corsan e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Dança Bom Retiro inicia hoje

O tão aguardado 7º Dança Bom Retiro começa hoje à noite, às 19h, com as apresentações especiais, da terceira idade e de estudantes. Mais eventos ocorrem no CTG Querência Amizade durante o dia. Às 10h inicia o momento Cultura com o Teatro Companhia do Riso, que se apresenta para as escolas, e segue durante a tarde. Às 15 horas, haverá o momento de integração.

O evento segue até domingo, quando também ocorre a Exposição de Carros Antigos no Parque Pôr do Sol. Há também diversas atrações musicais, com o DJ Floydy nas noites de sexta-feira (7) e sábado (8). A Banda Barbarella fará o encerramento no domingo às 17h.

"Convidamos toda a população do Vale do Taquari a ir prestigiar nosso maravilhoso evento, que envolve toda a cidade", afirma o vice-prefeito, Eder Eduardo Muller Ciceri. Confira a programação completa:

Dia 06 de junho - quinta-feira
9h - Recepção às escolas visitantes
10h - Momento Cultura - Teatro Cia do Riso
13h30 - Recepção às escolas visitantes
14h - Momento Cultura - Teatro Cia do Riso
15h - Momento Integração: Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social

Dança Bom Retiro - Noite 1
19h - Abertura
Dança Especial
Dança Terceira Idade
Dança Estudantes
Entrega da Premiação

Dia 07 de junho - sexta-feira
9h - Recepção às escolas visitantes
10h - Momento Cultura: Educação Infantil
13h30 - Recepção ás escolas visitantes
14h - Momento Cultura: Atividades da Casa de Cultura e Show de Talentos

Dança Bom Retiro - Noite 2
19h - Abertura
Dança Folclórica e de Projeção
Dança Gospel
Ballet Clássico
Jazz
Dança do Ventre
Dança de Salão
Entrega da Premiação
Show com DJ Floydy

Dia 08 de junho - sábado:
8h30 - Feira Orgânica e Feira da Agricultura Familiar - Lançamento do Selo: Bom Retiro Produz Bom Retiro consome. Secretaria da Agricultura
9h - Apresentações locais: CTG Querência da Amizade
14h - Encontro Regional de Soberanas e Encontro Belezas de Bom Retiro do Sul. Promoção Secretaria de Administração e Planejamento e Gabinete da Primeira Dama
16h - Orquestra Colégio Martin Luther

Dança Bom Retiro - Noite 3
19h - Abertura
Dança Moderna
Dança Contemporânea
Danças Urbanas
Estilo Livre
Entrega da Premiação
Show com DJ Floydy

Dia 09 de junho - domingo:

9h - Encontro de Carros Antigos
9h - Momento Especial: Bom Retiro do Sul 60 anos
13h - Baile da Terceira Idade
14h - Momento Cultura: Apresentação das Invernadas Artísticas do CTG Querência da Amizade; Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela
17h - Show Banda Barbarella
22h - Encerramento.

Comments

SEE ALSO ...