Geral

Terraplanista lajeadense afirma que o planeta Terra é convexo

Segundo estudioso do assunto, planeta seria plano nos oceanos e convexo nos continentes

Créditos: Cristiano Duarte
João Carlos Chaves é o único membro no Vale do Taquari do grupo que estuda terraplanismo, o Dakila Pesquisas e Centro Tecnológico Zigurats (CTZ) - Cristiano Duarte

Não restam dúvidas para o aposentado José Carlos Chaves (69), o Chaveco, de que a Terra não é como mostram os livros. Diferente do que se expõe num globo, ele afirma que o planeta é convexo nos continentes e plano nos oceanos.

Chaveco é o único membro do Vale do Taquari que integra o Dakila Pesquisas e Centro Tecnológico Zigurats (CTZ). O instituto, com sede no município de Corguinho-MS, é um complexo de estudos que compreende um Centro de Análise e Processamento de Dados, um Observatório Astronômico e um Laboratório de Pesquisa Tecnológica.

O CTZ atua nas áreas de Astronomia, Física Quântica e Inovações Tecnológicas. Segundo Chaveco, foram sete anos de intensas pesquisas com apoio de diversos profissionais especializados no assunto, como cartógrafos, astrônomos, engenheiros e geógrafos, que concluíram a pesquisa Terra Convexa.

"A ciência fala que a Terra é redonda e possui um eixo imaginário de 23º. Ora, na ciência não existe 'imaginário', apenas comprovações", diz Chaveco.

A teoria sustentada pelo aposentado de que o planeta é convexo baseia-se em sete experimentos: geodésico, que consiste em medir dois prédios e com ampla distância, tendo como referência o nível do mar; experimento a laser para verificar a planicidade das águas; nivelamento das águas; distorções óticas relacionadas a processos reflexivos; experimento de barcos na linha do horizonte; experimentos da gravidade e dos corpos celestes.

"Nosso estuda vai mudar todos os conceitos de geografia e história. Aqueles que duvidam perceberão, em breve, os equívocos mostrados pela ciência até agora. Só para se ter ideia, pela quantidade de água que nosso planeta tem, se fosse redondo, a gravidade não suportaria", constata o aposentado.

O documentário Terra Convexa detalha todo o estudo do CTZ, revelando um novo continente separado por um paredão de gelo, pode ser conferido no site do instituto www.terraconvexa.com.br