Geral

Trem turístico faz primeiro passeio

Comboio parte da Serra rumo à região alta do Vale para experiência restrita a convidados

Créditos: Alício de Assunção
Trajeto até o Vale: trem turístico na ponte sobre o Rio da Prata, na ferrovia Tronco Sul, em Veranópolis - Alício de Assunção

Vacaria - A viagem do trem turístico rumo ao Vale começou ontem, na Serra, pela ferrovia Tronco Sul. O comboio chega à tarde em Muçum, para o primeiro dos três passeios experimentais, com saída da estação da Princesa das Pontes. É o primeiro passo para tirar do papel o sonho sobre trilhos, de mais de 20 anos do Vale do Taquari. 
A composição de uma locomotiva Maria Fumaça Malet, fabricada em 1920, e vagões de passageiros chega na estação de Roca Sales para os três passeios turísticos pela Ferrovia do Trigo, no trecho entre Colinas e Passo Fundo. O primeiro tem saída hoje, às 16h30min, de Muçum a Guaporé, passando pelo V13, em Vespasiano Corrêa. 
No sábado, o percurso será de Guaporé, a partir das 14h, com chegada em Estrela. O último será em 12 de dezembro e contempla os municípios de Colinas, com partida às 19h, até Muçum. 
Os percursos serão realizados com paradas nas cidades, quando a comunidade poderá contemplar a passagem do trem em pontos estratégicos. Envolvem sete municípios, com passagem por 27 túneis e 16 viadutos.
O projeto Natal nos Trilhos tem a coordenação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, detentora da concessão do trecho ferroviário, com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales. "A ideia é que, após esses passeios demonstrativos, em agosto do próximo ano a população também possa fazer o trajeto", comenta o presidente da Amturvales, Rafael Fontana.

Acompanhe

A Maria Fumaça iluminada parte às 16h30min de hoje de Muçum, passa às 18h30min no V13, em Vespasiano Corrêa, e chega às 20h em Guaporé. 
No sábado, sai às 15h de Guaporé, passando às 16h em Dois Lajeados; às 16h40min no V13, em Vespasiano Corrêa; as 17h20min, em Muçum; às 18h, em Roca Sales, às 18h40min, em Colinas; às 20h30min, em Estrela - em Linha Wolf - distrito de Costão; às 21h, em Teutônia; chegando às 21h30min, em Paverama.
Na quarta-feira, sai às 19h de Colinas; às 19h40min de Roca Sales, chegando às 20h30min, em Muçum.
Os três primeiros passeios são restritos a convidados, mas podem ser acompanhados nas comunidades por onde o trem passa.

 

* Alício de Assunção acompanha o deslocamento do trem, da Serra rumo ao Vale, com exclusividade para o jornal O Informativo do Vale

Comments

SEE ALSO ...