Geral

Tudo pronto para a 14ª Feira do Livro de Lajeado

Comissão organizadora do evento estima que mais de 20 mil pessoas devam passar pela Praça da Matriz entre hoje e domingo para conferir as 30 mil obras disponíveis na feira


Feira do Livro de Lajeado na Praça da Matriz deve atrair mais de 20 mil pessoas entre hoje e domingo - Guilherme van Leeuwen

LAJEADO | Em alusão ao mundo do circo e suas peculiaridades, a 14ª Feira do Livro abre suas portas nessa manhã, às 9h na Praça da Matriz e tem como tema "O Espetáculo da Literatura". Promovido pela Prefeitura de Lajeado e Sesc Lajeado, a feira ocorre entre hoje e domingo.

A comissão organizadora da feira estima que pelo menos 20 mil pessoas devam passar nos 5 dias de evento para conferir algumas das mais de 30 mil obras disponíveis de todos os gêneros.
"Nosso intuito é sempre ligar uma temática com a literatura focada para as crianças. O circo é um tema que chama atenção pois trabalha a questão da alegria e do entretenimento. Queremos um mote alegre e festivo", explica Betina Durayski, gerente do Sesc Lajeado.

Entre as novidades desta edição, estão as atividades paralelas a feira. Na noite de hoje, a partir das 19h30min, por exemplo, o Teatro da Univates recebe o escritor e historiador Eduardo Bueno, o "Peninha". Entre suas obras, é autor do livro "Grêmio - Nada pode ser maior" e "Brasil - Uma história". Ele abordará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vai falar sobre fatos históricos que não costumam cair nas provas. As inscrição são gratuitas e devem ser feitas no site da Univates.
Além de livros, a feira também conta com artesanato, que terá coordenação da Associação dos Artesão de Lajeado. A Praça da Matriz também terá reservado um local para alimentação.

Questão de identidade

O lonão central, que terá o placo, ocupará o dobro de espaço em comparação ao ano passado. Segundo o prefeito Marcelo Caumo, a comunidade aceitou bem a Feira do Livro na Praça da Matriz. Assim como na edição passada, o evento também conta com atividades na Casa de Cultura, Biblioteca Pública Municipal, Sesc Lajeado e nos colégios Madre Bárbara e Presidente Castelo Branco, todos localizados nas imediações da Praça da Matriz.

Toda ornamentação e estrutura da feira estão caracterizadas como um circo. Oficinas de trapézio e demonstrações de manobras no tecido acrobático são algumas das atrações que serão ministradas pelo Grupo Circense de Porto Alegre. Nesta sexta-feira, ocorre a exibição do filme "O Palhaço", com Selton Mello, às 19h14 no lonação da praça.
"O evento ser na praça da Matriz ganhou grande clamor da comunidade. Por ser na região central, cativa estudantes no entorno da praça. O tema deste ano também tem seu diferencial. Afinal, une a magia do Circo com a literatura", conta o prefeito.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Rodrigo Reckziegel, a Feira do Livro de Lajeado é de suma importância para a formação cultural e para educação dos mais jovens .
"Trata-se de um evento que contribui para a formação da identidade da cidade. Vai muito além de comercializar livros", resume.

 Programação

Hoje
9h - Solenidade de abertura
10h - Saraula com Alexandre Brito - Auditório do Colégio Estadual Castelo Branco (Anos Finais e Ensino Médio)
10h às 11h - Hora do Conto - Sesc Lajeado (Educação Infantil e Anos Iniciais)
14h - Onde a Palavra se Diverte - Duo (Alexandre Brito e Maura Rodrigues) - Auditório do Colégio Estadual Castelo Branco (Educação Infantil e Anos Iniciais)
14h às 16h - Hora do Conto - Sesc Lajeado (Educação Infantil e Anos Iniciais)
14h às 16h - Hora do Conto Unimed - Auditório da Casa de Cultura (Educação Infantil e Anos Iniciais)
19h30 - Encontro com escritor Eduardo Bueno - Teatro da Univates

Atividades paralelas
Biblioteca do Sesc e pública municipal, com livros do acervo; desenhos para as crianças colorirem e jornais diários disponíveis para leitura; espaço para alimentação; Biblioteca da Univates com Troca-Troca de Livros; Feira de Artesanato; Exposição A-Temporal de Pati Faedo na Galeria Sesc Lajeado; exposição Crônicas de Picadeiro , de Desirée Hirtenkauf, na Casa de Cultura; espaço Sesi de leitura e pintura de rosto; mateada e sebo da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado.

Comments

SEE ALSO ...