Geral

Um dia dedicado à prevenção e ao combate ao câncer

Ação leva atrações voltadas à saúde ao Parque Theobaldo Dick

Créditos: Da redação
Exames de prevenção, como os feitos por dona Jussara Oliveira, auxiliam na detecção precoce de doenças - Emilio Rotta/divulgação

Lajeado - Cerca de 120 atendimentos de saúde foram realizados neste domingo (25), na ação de combate ao câncer realizada no Parque Municipal Professor Theobaldo Dick. Além dos exames, os visitantes puderam participar de sorteios, de aulas de ginástica e dança, e receber informações sobre prevenção ao câncer disponibilizadas por profissionais de diversas áreas de saúde. Pinturas de rosto e mãos, além de brincadeiras com palhaços, ajudaram a distrair a criançada.

A ação, que teve como slogan "Troque o medo por esperança", teve âmbito nacional e foi realizada simultaneamente em diversas partes do país. Em Lajeado, reuniu diversos órgãos e entidades ligadas à área da saúde, como Hospital Bruno Born (HBB), Centro de Oncologia do HBB, Univates e Secretaria de Saúde.

De acordo com a médica Caroline Dalla Lasta Frigeri, responsável técnica da cirurgia oncológica do HBB, professora do curso de Medicina da Univates e uma das organizadoras do evento, campanhas como estas são importantes para quebrar paradigmas em relação à doença. "Estimula medidas preventivas e a busca por um diagnóstico precoce", afirma. Segundo ela, em alguns anos o câncer será a principal causa de morte por doenças no país, ultrapassando as mortes por problemas cardiológicos.

Em Lajeado, a ação teve ainda como apoiadores Univates; Ligas acadêmicas da Medicina; prefeitura; Espaço Fit; MixDance; Fantasia Casa de Festas; Grupo "e seu sorrir?"; Imobiliária Diamond; Clinica Isaac Bertuol; Dihellen; Fruteira Degasperi.

 

Exames e informações

Jussara Aparecida de Oliveira (59), moradora do Bairro Morro 25, em Lajeado, ficou sabendo da ação e foi ao parque para cuidar da saúde e buscar informações. "Eu levo minha saúde muito controlada. E tem mesmo que levar a sério. Me cuido, faço caminhadas diárias", afirma ela. "Um evento como este é ótimo para a comunidade. O povo está muito acomodado com a saúde."

A família Weber, da localidade de São Caetano, Arroio do Meio, também aproveitou o dia de sol para ir ao parque. Foi surpreendida com a ação de saúde, mas aprovou a iniciativa. Cauê (5), o filho do casal Ana e André, curtiu ainda mais, fazendo "tatuagem" em uma das mãos. "Eventos assim são importantes para auxiliar na prevenção, já que tem muita gente que não vai a postos de saúde", avalia Ana. André completa: "Muitos têm preconceito, medo, alguma barreira. E assim, com exames e informações mais disponíveis, o cuidado fica mais fácil."

Cauê Weber ganhou pintura/Emilio Rotta/divulgação

 

Saldo positivo

Para a médica Caroline o saldo do domingo foi positivo: "Ficamos felizes com os resultados e com a procura por parte da população. Pudemos passar orientações individuais, sanar dúvidas."

Ela afirma que o receio de algumas pessoas em buscar informações, e até mesmo a vergonha, costumam prejudicar a divulgação do tema, mas que ações oferecidas em eventos como o deste domingo alcançam mais facilmente a comunidade. "O HBB e o Centro de Oncologia realizam outras atividades deste tipo ao longo do ano. A ideia é informar e fazer com que as pessoas procurem médicos, realizem exames, para o diagnóstico precoce."

Comments

SEE ALSO ...