Geral

Um respiro para o Parque do Engenho

Espaço, no Bairro Americano, passa por revitalização para voltar a ser um refúgio a servir a comunidade

Créditos: Fernanda Mallmann
Verde: área é importante para a melhora do microclima da cidade - Matheus Aguilar

Lajeado - Uma voltinha no Americano e algumas impressões se confirmam. É um bairro bastante residencial, com muitos prédios novos e outros em andamento. Isso significa mais gente vivendo ali ou se mudando em breve. Isso significa também que os moradores antigos e novos precisam de espaços e áreas de lazer.

No Bairro Americano, um desses pontos é o Parque do Engenho. Em meio à região central da cidade, reserva muito verde, água, trilhas de caminhadas e até uma gruta. Mas a falta de segurança, má conservação e descuido com a infraestrutura acabaram afastando os visitantes. A ideia da Prefeitura de Lajeado é tornar o Parque agradável para trazer essas pessoas de volta.

No final do ano passado, um grupo de estudos da prefeitura definiu as primeiras ações para dar início ao processo de revitalização do Parque do Engenho. Servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan) fizeram uma vistoria no Parque do Engenho e levantaram pontos críticos para sugerir obras emergenciais. Uma das medidas foi a interdição da ponte - que liga a rua próxima do Clube Tiro e Caça com a sede da Sema -, por apresentar risco à segurança dos visitantes.

Técnicos da Sema e da Seplan já haviam feito uma triagem das demandas do local em 2017. Foram realizados encontros com grupos técnicos, com a associação dos bairros envolvidos e moradores do entorno do Parque. A partir dos dados levantados nessa etapa, o grupo de estudos passou a trabalhar em três segmentos, que serão executados na seguinte ordem: obras de infraestrutura, ações ambientais e resgate histórico.

Conforme a coordenadora da Sema, a engenheira florestal Marjorie Kaufmann, na segunda quinzena de janeiro, a equipe de trabalho deve se reunir novamente para tratar das adequações mais urgentes. "O Parque do Engenho tem uma importância ambiental e histórica para o município. A cidade está crescendo e uma área verde como essa é importante porque melhora o microclima e para que não fiquemos em meio a um amontado de prédios", destaca Marjorie.

 

Que melhora você quer?

Para envolver a comunidade, a Sema também disponibilizou uma urna, que está localizada na recepção da sede da Secretaria, para que os usuários do Parque deem sugestões de melhorias que serão levados para discussão do grupo. As reuniões de estudos são mensais, e os cidadãos interessados em participar das discussões podem se inscrever na recepção da Sema. A secretaria fica na Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, Bairro Americano. O telefone é o (51) 3982-1103.

Comentários

VEJA TAMBÉM...