Geral

Vasco Bandeira atrai cerca de mil pessoas para a Festa da Laranja

Localidade de Vasco Bandeira em Marques de Souza realizou para valorizar a fruta e produtores locais


- Alício de Assunção

Marques de Souza |  Uma comunidade que conta com pouco mais de 50 moradores viu sua população ser multiplicada no sábado. Mantendo a tradição de atrair público de toda a região e de cidades do Estado, como Farroupilha, Porto Alegre e Caxias do Sul, a pequena Vasco Bandeira atraiu cerca de mil pessoas à Festa da Laranja.

O evento, iniciado às 6h com alvorada festiva, envolveu o público em diversas atividades que se prolongaram até as 19h, quando encerrou-se a reunião dançante. A programação foi diversificada, apresentando os concursos das melhores conjuntos de laranjas e derivados como pudim, rocambole, bolo e cuca e de corte de toras de com motosserra. Mas o que mais envolveu participantes e público foi a disputa pelo título de melhor descascador de laranjas, iniciativa coordenada pelo radialista Ditmar Born, da Rádio Independente.

Quarenta pessoas participaram da disputa, que contou com avaliação de júri especial, apresentando como como vencedora Marileide Rossini, seguida por Fábio Wommer e Leonice Petrini. Outra disputa aguardada pela comunidade foi a escolha da boneca da festa que apontou como vencedora Rayssa Grabin Bazanella; segundo lugar: Manuela Closs Bünecker e terceiro: Ana Luíza Rodrigues. Foram arrecadados R$ 11.114, que serão destinados para a Comunidade Católica São José, promotora da festa. "Um grande evento, resultado da dedicação de semanas de trabalho por moradores e também de colaboradores de outras localidades, que dão uma atenção especial a nossa localidade", comemora o presidente da entidade, Odenir Cassanelli. 

Aprovado

Uma das novidades do evento desse ano foi a comercialização de suco de laranja, como uma forma de valorizar a fruta típica de Vasco Bandeira. "Uma excelente ideia fornecer suco natural de laranja. É bem mais saudável. Tomara que se torne tradição a partir de agora.", destaca o promotor de vendas, Clécio Hauschild.

Comments

SEE ALSO ...