Inter

Coloradas celebram os 110 anos do clube

Grupo formado apenas por mulheres existe a quatro anos

Créditos: Francelli Castro
COMEMORAÇÃO: jantar marcou os 110 anos do Internacional - Juremir Versetti

Encantado - Na última quinta-feira, 11, as torcedoras coloradas reuniram-se reuniram para comemorar o aniversário do Sport Club Internacional, comemorado no dia 4 de abril. Na ocasião houve sorteio de brindes entre as participantes e muita festa.

A presidente do grupo, Silvia Regina Lanzini Agnoleto(54), conta que o grupo começou no ano de 2014, ocasionalmente no mesmo dia que é comemorado o Dia do Torcedor Colorado, 17 de dezembro. "Na época éramos em torno de nove mulheres que se juntaram para confraternizar esse dia. Ali surgiu a ideia de formarmos um "time" de mulheres coloradas que amam futebol". No ano de 2015, mais mulheres passaram a integrar o Torcedoras. Com isso, veio a necessidade de ter uma organização, e nesse mesmo nasceu a diretoria.

Com companheirismo e muita garra, são elas que levam os companheiros para o estádio. "Antes era o marido que levava mulher pra ver futebol. Hoje somos nós que os levamos", conta Luciana Dacroce(53). Atualmenete, o consulado colorado da cidade é um dos grandes apoiadores desse grupo, tendo inclusive uma integrante, Elizabete Capitaneo (66). O objetivo do Torcedoras é angariar mais sócios para o clube. "Cerca de 30% dos sócios de Encantado, são mulheres", informa.

Sem fins lucrativos, as meninas fazem tudo por amor. Este ano vários projetos em prol da comunidade estão sendo realizados, como a arrecadação de alimentos e mantimentos que serão doados à Paróquia São Pedro. "Na festa do último dia 11, nós convidamos não só as integrantes do Torcedoras, mas também as torcedoras em geral para celebrar esse dia. A única coisa que pedimos foi as doações para a Páscoa, que entregaremos na Paróquia", enfatiza Silvia. O grupo também faz camisetas, guarda-chuvas, moletons, entre outras coisa, tudo personalizado do Internacional e do Torcedora. E documentam todos os eventos em pastas para que fique tudo registrado, para futuramente servir de lembrança.

 

Na pele

A paixão pelo Internacional é enorme, não se tem como medir. Pode estar estampado na pele. Laura Dalla Vecchia (23), fez sua primeira tatuagem nas costas, ainda adolescente, e carrega no braço esquerdo o símbolo maior do clube. "Lá em casa somos todos colorados, e participamos sempre dos jogos, e aqui no Torcedoras, buscamos sempre fazer ações que possam ajudar o próximo", conta. Muitas delas nem sequer sonhava em conhecer o Beira Rio, e foi a partir desse grupo que elas tiveram a oportunidade de ver um jogo ao vivo e a cores. "Imagina alguém poder te proporcionar realizar um sonho? É isso que a gente busca. Levar quem nunca teve chance lá dentro do estádio, é gratificante", alegra-se Luciane Caume(52). Em média, o grupo acompanha de 12 a 13 jogos por ano em Porto Alegre, e esse ano querem aumentar esse número. "A gente podendo ir, vamos, juntamos uma caravana de até três ônibus, e, partiu Beira Rio", fala Sílvia.

No aniversário do grupo, no final do ano passado, realizaram um jantar comemorativo, com animação exclusiva da banda Ataque Colorada, de Porto Alegre. "Este ano estamos programando muitos eventos, como doação de sague, mateada e outros", fala Laura.

 

 

 

Comments

SEE ALSO ...