Internacional

Sarampo está erradicado das Américas

Declaração oficial foi feita pela Organização Mundial da Saúde


- Arquivo

Suiça - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira (27) que o sarampo foi erradicado das Américas. Com isso, a região torna-se a maior do mundo a eliminar a doença. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a declaração ocorre após 22 anos de esforços para acabar com a doença. Em 2014, cerca de 115 mil pessoas morreram em todo o mundo vítimas do sarampo.


As provas sobre a erradicação nas Américas foram entregues ao Comitê Internacional de Especialistas para a Documentação e Verificação da Eliminação do Sarampo, da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita, entre agosto do ano passado e agosto deste ano. Em 2015, a OMS já tinha anunciado o fim da rubéola e da rubéola congênita no continente americano.


Vacina

Pais devem ficar atentos, pois mesmo com a erradicação, a vacinação continua normalmente. Segundo dados da OMS, entre 2000 e 2014, a vacinação contra o sarampo ajudou a evitar mais de 17 milhões de mortes no planeta. A vacina é gratuita e está disponível em qualquer posto de saúde.

Comentários

VEJA TAMBÉM...