Colunistas

Paisagismo em novo endereço


Paisagismo em novo endereço

A Seixos Pedra Nobre investe em novas instalações. A empresa que existe há 17 anos em Lajeado vai se transferir para Cruzeiro do Sul, onde constrói um pavilhão de 1,6 mil metros quadrados. A estrutura fica numa ampla área de 7,7 mil metros quadrados no Distrito Industrial, localizado às margens da RSC-453, rodovia que liga Lajeado a Venâncio Aires. A área maior será aproveitada para melhor acomodar o estoque das pedras brutas.
O trabalho nas novas dependências vai abranger a produção de pedras, pisantes e toda parte dos vasos de parede, cachepôs, treliças e bancos de jardim. Além desse novo espaço, a Seixos tem outra unidade na localidade de Boa Esperança, também em Cruzeiro do Sul, onde desde o ano passado toca uma linha de produção de casca de pinus e alguns tipos de seixos.

A propósito

A Seixos atua forte aqui na região com seus produtos voltados para o paisagismo e em toda a Região Sul do país (RS/SC/PR) e Maranhão. Exportações também já foram feitas para Chile e Paraguai.

Feira na agenda

Foi por Lajeado que o Sebrae escolheu começar o roteiro de divulgação da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial - Mercopar 2018. Num café da manhã realizado ontem na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), apresentou a empresários e lideranças de entidades o perfil da feira, os resultados de 2017 e as novidades deste ano.
Evento focado no setor metal-mecânico, a Mercopar consegue abranger muitas empresas da cadeia produtiva, algumas inclusive indiretamente, como é o caso dos ramos eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, plástico e serviços industriais. Levantamento do Sebrae local, abrangente aos 62 municípios atendidos nos Vales do Taquari e Rio Pardo, revela que há 1.714 micro e pequenas empresas atuando no setor metal-mecânico.

Em tempo

A Mercopar ocorre de 2 a 4 de outubro no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul. O foco agora é atrair empresas para expor e concluir a venda dos espaços. Pelo menos mais três cidades serão impactadas com a divulgação especial, sendo elas Panambi no dia 7 de agosto, além de Caxias do Sul e Porto Alegre.

Inovação nos alimentos

Uma pesquisa na Univates desperta atenção por buscar substituir conservantes artificiais por naturais. Trata-se de um estudo da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) Anja Dullius.

Ocorre que, para cada quilo de queijo de búfala produzido, sobram aproximadamente nove quilos de soro. Esse soro contém diversos nutrientes, como as proteínas. Elas, por si só, já trazem benefícios para o corpo humano, principalmente devido a sua composição de aminoácidos essenciais. Porém, quando a proteína é tratada com enzimas, ela é clivada, o que a transforma em pequenos fragmentos chamados de peptídeos. Esses peptídeos podem possuir atividades antibacteriana, antitumoral e antioxidante. A ideia é que posteriormente eles possam ser aplicados na indústria de alimentos, como bioconservadores, sendo utilizados para a nutrição saudável.

Três cases

O 6º Encontro Estadual de Jovens Empresários está com sua programação definida para o dia 8 de agosto no Teatro Univates. A prata da casa do evento é a especialista em gestão e processos na prática, Andrea Feine, que descreverá suas experiências como diretora da empresa que leva seu nome em Lajeado. O público também conhecerá a trajetória da Lisaruth Delícias Caseiras, de Santa Cruz do Sul, narrada pelo sócio proprietário e administrador Mathias Bertram; além de entender como funciona e como as empresas devem agir para reverter situações com o presidente do site brasileiro Reclame Aqui, Maurício Vargas.

O encontro é uma promoção do núcleo Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado.

Comentários

VEJA TAMBÉM...