Colunistas

Clima temperado

Nara T. Knaack escritora e professora


Como dizia Magda, do programa "Sai de baixo": "Não estou entendendo! " Eu também não entendo mais São Pedro! Sempre soubemos que nosso clima é temperado, mas São Pedro está de brincadeira! Tem dias em que salga ou adoça demais! Gostaria do saber quais os temperos que ele normalmente usa!
Amigo leitor, pelo que nós sabemos, usamos sal, arisco, orégano, alho, tomate, cebola, pimentão, manjericão, ervas aromáticas... Mas tudo isto somente em quantidades suficientes para dar gosto à comida, saladas. Contudo, se usado sem medida, ficará, com certeza, difícil de engolir. Pois é, assim está nosso tempo. Acho que São Pedro está errando na mão. Estamos vivendo uma variação muito intensa. De repente, faz frio de lascar, aquele que, como o gaúcho diz, "de renguear cusco". Isto de manhã! Então a gente se encasaca e, de repente, começamos a nos despencar. Aos poucos vamos tirando os casacos, as golas.... Quando chega a meia tarde, daí a coisa aperta. Faz um calor e, ao anoitecer, o clima cai drasticamente! Assim, nossa imunidade vai baixando, baixando, nos enchemos de vírus e ficamos com febre, tosse, vamos ao médico e ele receita antibióticos, xarope e analgésico.

Não é fácil ser gaúcho! Isto que não podemos esquecer daqueles dias que em São Pedro abre as torneiras e esquece de fechar, deixando milhares de pessoas sem teto, perdendo seus bens, seus documentos.... Sem contar que, às vezes, a este tempo é acrescentada uma enorme umidade e nossas paredes e pisos choram. Como suportar tudo isto? Ah, São Pedro! Quero aqui fazer meu protesto, já que não adianta fazer greve contra o senhor, pois o senhor é forte, dono deste projeto climático.

Caro leitor, temos dias em que, dentro de casa, faz muito frio e, quando vamos para a rua, é muito calor, ou ao contrário. Claro que, sendo vovó, eu me agasalho sempre mais do que deviria ou coloco pouca roupa. Então resolvi bater um papinho com São Pedro para ver se ele toma jeito e nos favoreça com um clima mais estável, menos complicado e pare de adicionar esses temperos que prejudicam nossa saúde, nosso paladar, mesmo que, às vezes, nos favorecem com lindos cenários, dignos de obra divina.

Paz e bem.
Hoje eu abraço os leitores assíduos das minhas cônicas: Aneci Zerves, Ledi Gärtner, Clair Lenhardt, Delcia Freitas e os aniversariantes, amigos e familiares do mês de outubro.


Nara Knaack

Comments

SEE ALSO ...