Nara Knaack

Quem são os heróis?

Créditos: Nara T. Knaack

Quando era pequena, tinha meu pai como meu grande herói. Depois, com o passar do tempo, com televisão em casa, achava o Bat Masterson e os integrantes da família do filme Bonanza o máximo! Mas... De repente, conheci o amor e lá estava meu novo herói!

Amigo leitor, passamos a vida inteira em busca de heróis para termos por quem vibrar, torcer. Assim sempre foi no campo, no teatro ou no palco da vida. Alguém fazia com que erguêssemos o braço e disséssemos: "Vai, vai!" Quanto vibrar com Ayrton Senna, com Pelé! Quanto sonhar com as canções de Roberto Carlos! Foram tantas nossas as emoções que até sentimos saudades desse tempo.

Galvão Bueno chamou os jogadores da Seleção Brasileira, nesta Copa, de "nossos heróis". Que heróis são esses que recebem salários milionários? Que heróis são esses que, em muitos momentos, esquecem de mostrar a garra deste povo brasileiro??? No entanto, um time de futebol e um treinador da Tailândia sobreviveram dentro de uma caverna, causando comoção mundial. Fizemos correntes de orações; de várias partes do mundo a ajuda chegou, através de mergulhadores corajosos, sábios e cientes de todo o perigo. Estes todos, sim, serão os eternos heróis!

Sabemos, caro leitor, que um time de futebol erguerá a taça como campeão do mundo - escrevo antes da decisão final - mas penso como minha ex-colega Jacqueline Galvão, que assim escreveu no Facebook: "Só eu acho que o campeão da Copa do Mundo deveria entregar a taça para estes meninos da Tailândia, pois eles venceram a maior de todas as partidas?". Com certeza, venceram a morte e, isto sim, é um motivo super especial para dizermos que eles são verdadeiros heróis! Serão manchete por muito tempo nos jornais do mundo inteiro. E com razão!

Nós, seres humanos, nos dias de hoje, estamos carentes de verdadeiros heróis. Temos consciência de que muitos deles estão no anonimato. Mas, do jeito que anda nosso país, precisamos com urgência de pessoas dignas, com discernimento, sábias, ricas em caráter para ocuparem cargos políticos e que possam devolver ao nosso país a grandeza. Que "o lábaro que ostentas estrelado" possa ser içado com orgulho e que, ao admirarmos "o verde louro desta flâmula", possamos redobrar nossas esperanças, nosso respeito aos que ocupam cargos eletivos. E que seus feitos sejam sempre em benefício do povo e não do próprio bolso. Se isto realmente ocorrer, teremos de volta quem poderemos chamar de heróis, pois nosso país sempre será "gigante pela própria natureza"!

Paz e bem a todos

Dia 20 de julho é Dia do Amigo. Por isso, hoje quero homenagear os meus verdadeiros amigos; aqueles que estão comigo nas horas alegres e tristes; aqueles que se doam gratuitamente, sem cobranças, e que são capazes de tudo pelo nosso bem-estar. Obrigada a você que está terminando de ler esta crônica. Parabenizo também todos os meus amigos que, como eu, desfrutam desta maravilha que é ser avó ou avô.


Nara Knaack

Comments

SEE ALSO ...