Quem somos

O Informativo do Vale

Fundado em 08 de maio de 1970, por Oswaldo Carlos van Leeuwen, O Informativo do Vale tem circulação de 8,2 mil exemplares/dia na semana e 8,5 mil aos sábados, em 38 municípios do Vale do Taquari. A versão impressa de O Informativo circula de segunda a sábado. São encartados periodicamente os cadernos e especiais: Meio Ambiente na Escola, Estilo e Construção, Noivas e Festas, Pura Saúde, Lazer, Classivale, Motor e Municípios. Além destes periódicos, o diário organiza suplementos esporádicos para marcar eventos, datas comemorativas, aniversários de municípios e empresas. 

A cobertura é regional, focada em um jornalismo comunitário e participativo, não perdendo, porém, a sintonia com o Estado, o país e o mundo. Todos os dias a versão impressa de O Informativo do Vale já está no Palácio Piratini e gabinetes de interesse da região, na Assembleia Legislativa e, no dia seguinte, está nos gabinetes da Câmara dos Deputados e no Senado Federal em Brasília.

A edição online disponibiliza o jornal na íntegra para assinantes, com notícias, fotografias e anúncios para o mundo inteiro em tempo real antes mesmo do final do processo de impressão do diário. A abrangência da plataforma digital de O Informativo, está em constante crescimento atingindo hoje uma média de 35 mil visualizações dia.
 

Abrangência regional

Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Itapuca, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.

 

Pesquisa Methodus 

Pesquisa semestral realizada pelo Instituto Methodus, em Abril de 2014, entrevistou 300 leitores de jornais, maiores de 18 anos em Lajeado. A pesquisa, que avalia o índice de aceitação do jornal em Lajeado, mostra que 90,3% da população lê O Informativo do Vale. Credibilidade, cobertura regional e atualidade das notícias são as características mais lembradas pela população. Contrariando a teoria de que os jornais impressos estão fadados a encolher gradativamente, por conta da internet, O Informativo cresceu 2,2 pontos percentuais (comparado a Ago/13) na preferência dos leitores da versão impressa, onde 92,3% dos leitores optam por esta plataforma.

Na internet o portal de notícias de O Informativo consolida sua participação no mercado editorial avançando em participação na web, com a preferência de 23,6% de leitores que preferem a versão on-line. Em abril de 2012, quando iniciou a reformulação da plataforma digital, o portal www.informativo.com.br tinha somente 9,5% de preferência entre os leitores, avançando gradativamente. 


PRINCÍPIOS NORTEADORES DE O INFORMATIVO DO VALE

MISSÃO
Manter o protagonismo na comunicação regional através da produção diária de notícia de qualidade e de interesse público. Preservar a história e a tradição regional, sendo ainda um agente ativo no desenvolvimento econômico e social do Vale do Taquari.
 

VISÃO
Ser referência regional como veículo de comunicação no Vale do Taquari, aliando alta qualidade no conteúdo editorial e gráfico oferecido aos nossos leitores, em um ambiente de trabalho que possibilite crescimento profissional e pessoal aos nossos colaboradores e garanta rentabilidade aos nossos acionistas e anunciantes.


 VALORES
Respeito aos leitores, aos anunciantes, aos colaboradores e fornecedores através de uma postura ética e de compromisso com a verdade, a coerência, a independência e a pluralidade.