Polícia

Blitz 'Maio Amarelo' promove conscientização sobre o trânsito

Colaboradores da empresa Scapini promoveram ação de alerta aos motoristas sobre alto índices de acidentes de trânsito

Créditos: Kassieli dos Santos
AÇÃO: blitz chama atenção de motoristas sobre segurança no trânsito - Kassieli dos Santos

Lajeado - "Se todos colaborassem com certeza não haveria tantos acidentes. É muito legal essa ação para fazer os motoristas pensarem. Há muita falta de educação e atenção no trânsito", comenta o vigilante Cesar Lamm. Na manhã de ontem, colaboradores da empresa Scapini promoveram uma blitz de conscientização que integra o movimento Maio Amarelo. Na ação, os motoristas que transitavam pela sinaleira entre a Rua Bento Gonçalves e Alberto Pasqualini foram abordados recebendo garrafas de água com uma mensagem de alerta sobre o alto índice de acidentes de trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento que promove ações de conscientização para redução de acidentes de trânsito, sendo um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, automóveis, motocicletas ou bicicletas, inclusive aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. A cor escolhida para representar a campanha faz referência à cor da sinalização que simboliza atenção e advertência no trânsito.

Conforme o técnico em segurança do trabalho, Tiago Barbieri, o movimento integra um calendário anual de ações educativas. "Por ser do ramo de transporte, temos muitos colaboradores no trânsito, então fazemos campanha internamente e também externamente para os condutores de veículos no município. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) formada por colaboradores, na empresa, promove treinamentos em parceria com o Sest/Senat", explica. "O trabalho de conscientização também é realizado com os filhos de colaboradores. Na colônia de férias, levamos as crianças para passear de caminhão, ensinando sobre as placas de sinalização", explica a secretária da Cipa, Jaqueline Deola.

A empresa realiza pelo quarto ano a ação, que alerta sobre uso de celulares e imprudências no volante e fornece dicas de atitudes preventivas. Enquanto realizava a abordagem, o grupo chamou a atenção de motoristas que transitavam sem o cinto de segurança e flagrou um condutor que falava ao telefone e desrespeitou a sinalização passando no sinal vermelho.


Acidentes de trânsito

A Organização Mundial da Saúda estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

 

Comments

SEE ALSO ...