Polícia

Brigada Militar recebe viatura para reforço de Força Tática

Hilux SW4 foi doada por empresários e entregue em solenidade na tarde de ontem, em frente ao CRPO-VT

Créditos: Caroline Garske
DOAÇÃO: viatura Toyota modelo Hilux SW4 vai ser utilizada por policiais da Força Tática - Lidiane Mallmann

Lajeado - O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT) recebeu, na tarde de ontem, reforço para o exercício das atividades em prol da segurança pública de Lajeado e região. Em solenidade realizada na Praça da Matriz, em frente à sede do CRPO-VT, o Comando-Geral da Brigada Militar (BM), representado pelo subcomandante-geral, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, fez a entrega de uma viatura para a região do Vale do Taquari.

A Toyota modelo Hilux SW4 foi adquirida por um grupo de empresários via doação da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro). O carro vai incrementar a Força Tática do 22º Batalhão de Polícia Militar. O novo carro foi recebido pelo comandante regional, tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalvez Maya. Participaram também empresários e autoridades da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Poder Judiciário.

A nova viatura será utilizada pelos policiais da Força Tática, antigamente nomeada de Pelotão de Operações Especiais (POE). "A Força Tática trabalha em grupos fazendo um trabalho especializado. Tem um espaço menor de atuação e acaba levantando informações de inteligência para retroalimentar nosso próximo serviço, para que se tenha uma resposta melhor", explica o comandante do CRPO-VT, tenente-coronel Maya.


Integração comunitária

A força da integração comunitária foi destaque na entrega da viatura. Segundo o subcomandante-geral, coronel Andrade, a doação realizada pelos empresários aumenta a autoestima e o potencial de resposta dos policiais que estão na linha de frente no combate ao crime. "Os senhores deram uma demonstração clara de que a participação da comunidade e do empresariado é de suma importância para os seguimentos da segurança pública", destaca.

O empresário Elvídio Elvino Eckert participou da cerimônia representando o grupo que adquiriu o veículo doado à BM. "Se nós não investirmos na segurança, quem vai? Temos que colaborar para seguir em frente", afirma Eckert. Também presente na solenidade, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destacou o trabalho realizado pelos policiais na comunidade lajeadense e região, que é reconhecido pelos empresários. "O que motiva esse grupo é justamente conseguir perceber as boas ações e os resultados. Toda essa força que hoje está sendo feita, em um futuro bem próximo vai ser recompensada."

Para o juiz diretor da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson, o município possui uma cultura de integração, que poucos lugares têm, o que torna o Comando do Vale do Taquari um dos mais bem equipados de todo o Estado. "Mais do que as viaturas e armas, aqui se investe na capacitação dos profissionais. É toda uma grande estrutura material que tornará este um dos comandos com a melhor estrutura, e tudo graças à união de esforços", comemora Johnson.

O promotor Carlos Augusto Fiorioli contou que tornar o CRPO-VT em um dos mais preparados é um sonho que iniciou em 2016. Para ele, hoje já é possível visualizar os avanços. "Uma das maiores honras que eu tive é conseguir ver amigos executarem projetos de tão grande envergadura, para que pudéssemos coroar a comunidade lajeadense com viaturas e armas de qualidade", comenta.


Troca de comando

Desde janeiro deste ano, o tenente coronel Luis Marcelo Gonçalvez Maya ocupa o cargo de comandante do CRPO-VT. Ele entrou no lugar do coronel Ricardo Alex Hofmann, que agora assume o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto, para ficar mais próximo da família. Hofmann foi exaltado como um dos grandes incentivadores de todos os avanços que a Brigada Militar da região conseguiu alcançar, como o curso de soldados que está em andamento em Lajeado.

Logo após a entrega da viatura, houve o descerramento da foto do ex-comandante e uma homenagem aos serviços prestados durante sua gestão no Vale do Taquari. Em sua fala, o o coronel agradeceu os esforços comunitários. "A comunidade soube ver a problemática e resolver isso de forma proativa. Não se vê isso em todos os lugares", afirma.

 

 

Comments

SEE ALSO ...