Polícia

Grupo que atuou em tentativa de resgate no Sul do Estado é de Lajeado

As duas mulheres que morreram e homem que foi preso seriam membros de organização criminosa atuante na região


Arma foi apreendida em um dos carros utilizados no confronto - Polícia Federal/divulgação

É de Lajeado o grupo que se envolveu em um confronto com a Polícia Federal (PF) na noite de terça-feira, no município de Cristal, no Sul do Estado. As duas mulheres acompanhavam os homens que teriam o objetivo de resgatar os responsáveis por um ataque a banco em Dom Feliciano, ocorrido em 6 de julho. Ao furarem a barreira da PF e entrarem em confronto com os policiais, as duas mulheres, moradoras de Lajeado, morreram. Já o homem, ficou ferido e foi para o hospital sob custódia.

Além das duas mortes, um menino de 4 anos ficou gravemente ferido. Uma menina de 2 anos, que também estava no local, não ficou ferida. As autoridades policiais acreditam que as crianças tenham sido usadas para que a ação passasse a imagem de legalidade. "Dois veículos furaram a primeira barreira e, na segunda abordagem, houve confronto com troca de tiros. Duas mulheres morreram, um homem, condenado por homicídio e que estava em prisão domiciliar, e seu filho, ficaram feridos. Foi encontrado e apreendido armamento em um dos veículos", destaca a nota da PF enviada à imprensa.

As mulheres mortas foram identificadas como Aline Schmidt Pirola (25) e Daniela Weizemann (35). Daniela ocupava um Honda Civic junto do filho de 4 anos, e de seu esposo, o condenado por homicídio Marcos Luis Berghann. Em um Celta, estava Aline e a filha de 2 anos. Aline atuava como professora estagiária na Emei Amiguinhos do Jardim, no Bairro Jardim do Cedro.

Um outro homem, também da quadrilha de Lajeado, teria conseguido escapar da barreira policial. A Polícia Civil relata que os envolvidos fazem parte de facção atuante em Lajeado que utiliza carros clonados para assaltos em cidades do interior.

Carro usado é encontrado em Lajeado

Na tarde de ontem a Força Tática da Brigada Militar (BM) apreendeu diversos objetos utilizados para assaltos em uma residência na Rua Eleonino Domingos Zagonel, no Bairro Jardim do Cedro.
De acordo com a BM, foi recolhido o veículo Fox prata, placa PXF-2133, que se encontrava em situação de furto/roubo e que foi utilizado na ocorrência na cidade de Cristal. Os policiais militares receberam a informação de que o carro havia sido abandonado por um suspeito, dando início às buscas. Próximo à casa do acusado, um indivíduo com mesmas características do suspeito foi visto.
Ao notar a aproximação da viatura, o homem correu para o interior da residência, pulou muros e fugiu entre outras casas, não sendo localizado. Na residência foram apreendidos dois potes de miguelitos, um notebook, um rádio comunicador na frequência da Brigada Militar, três celulares, três capas de coletes - dois com o brasão da BM, uma farda, um conjunto de placa de colete, duas máscaras e diversas vestes, bolsas e capas para carregamento de material.

Comments

SEE ALSO ...