Polícia

Operação apreende facas, drogas e celulares no albergue do PEL

Material estava nas celas que abrigam detentos do regime semiaberto

Créditos: Natalia Nissen
APREENSÃO: celulares e outros materiais foram recolhidos nas celas - Polícia Civil/divulgação

Lajeado - Uma operação conjunta, coordenada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), apreendeu centenas de itens ilícitos nas celas do albergue do Presídio Estadual de Lajeado (PEL) na madrugada de ontem. A ação ocorreu por volta das 5h45min e contou com o apoio da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e Departamento de Trânsito de Lajeado. O objetivo da operação foi desarticular algumas lideranças negativas no sistema prisional.

Os detentos do regime semiaberto foram contidos e revistados e as sete celas do albergue foram minunciosamente vistoriadas. Foram apreendidas facas, serras de metal, drogas, celulares, pen drives, cachimbos artesanais e espoletas. O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro, e os donos dos objetos deverão ser indiciados, além de responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Dois detentos foram flagrados com celulares no momento da revista.

Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe (DSEP), Angelo Carneiro, também houve transferência de seis apenados da galeria A do PEL para a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Para a autoridade, a remoção desarticula um grupo criminoso estabelecido na casa prisional.

Em junho, a Susepe fez uma revista geral na galeria B do PEL e apreendeu mais de 40 celulares, carregadores, facas artesanais e maconha. Na ocasião, a operação foi motivada pelo resgate de um apenado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado.



Relação de apreensões no albergue
- duas balanças de precisão
- 129 gramas de maconha
- 63 gramas de cocaína
- 35 gramas de crack
- 13 chips de celular
- uma caixa de som
- cinco pen drives
- três serras de metal
- sete cachimbos artesanais
- 49 espoletas de calibre 6,45 milímetros
- seis facas artesanais, um facão, uma adaga, cinco facas de carne, um canivete, um coldre e um soco inglês
- 48 carregadores de celulares
- 50 baterias de celular
- 48 celulares
- dois celulares com dois apenados identificados
- dois carregadores de pilhas e baterias
- um porrete de madeira medindo aproximadamente 45 centímetros

Comentários

VEJA TAMBÉM...